Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Valorlis instala 138 sensores em ecopontos na Serra de Aire


Texto: Redação | Foto: Valorlis Terça, 13 de Fevereiro de 2024

A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, instalou um sistema de sensorização de ecopontos, que permitem acompanhar o enchimento dos equipamentos.
Em comunicado, a empresa faz saber que os sensores foram instalados em 138 contentores na Serra de Aire, abrangendo os concelhos de Porto de Mós e Batalha.
“Os sensores foram colocados nos ecopontos mais distantes das principais rotas de recolha, que implicavam percorrer distâncias consideráveis”, esclarece a empresa, acrescentando que com a aplicação desta tecnologia “é possível verificar e acompanhar o nível de enchimento dos contentores e, deste modo, adequar de forma dinâmica os circuitos de recolha dos resíduos recicláveis, cruzando o histórico de enchimento dos ecopontos com os dados recolhidos em tempo real”.
Marta Guerreiro, administradora executiva da empresa, explica, citada na nota informativa, que “os projetos ‘IoT’ fazem partem da aposta da Valorlis na inovação tecnológica dos sistemas de gestão de recolha seletiva de recicláveis, impactando positivamente o quotidiano das operações”. “A contentorização mais inteligente permite a melhoria da qualidade de serviço, da gestão de recursos utilizados e a redução do nível de emissões de CO2”, acrescenta.
Ainda de acordo com a Valorlis, a implementação dos sensores “permite melhorar o serviço de recolha de ecopontos” prestado pela empresa “numa zona de grande dispersão populacional, abrangendo mais locais de deposição de recicláveis com os mesmos meios operacionais”.
“O sistema de gestão das operações de recolha assimila dados e parâmetros em tempo real, através de uma plataforma digital, que no seu todo contribui para o apoio à decisão da atividade de recolha seletiva de ecopontos”, informa a empresa na mesma nota informativa.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu