Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria Business School inicia formação de jogos sérios para aplicação em contexto empresarial


Texto: Redação | Foto: DR Terça, 13 de Fevereiro de 2024

A Leiria Business School irá iniciar no dia 5 de março uma formação de jogos sérios para aplicação em contexto empresarial.
“Existe o estigma de que os jogos não têm lugar nas empresas, algo que a Leiria Business School em parceria com o formador e investigador Micael Sousa têm vindo a contestar, é um tema interessante e a explorar”, refere a organização.
À pergunta ‘os jogos têm lugar nas empresas?’, “a primeira resposta que surge na maioria das pessoas é que não, as empresas são sítios sérios onde não existe lugar para brincadeiras”. É esta a premissa que a Leiria Business School pretende inverter. Porque “os jogos sérios são cada vez mais usados e têm apresentado resultados muito positivos com a sua implementação nas empresas”.
“Este tipo de jogos não têm como objetivo a diversão, mas sim o desenvolvimento de competências. É um tipo de aprendizagem que revoluciona a forma como é abordada a formação dos colaboradores, uma vez que proporciona uma experiência mais imersiva e prática, aumenta a retenção do conhecimento adquirido. Os colaboradores também ficam mais motivados e apresentam menos níveis de stress, aumentando a sua produtividade e satisfação com a empresa, promovendo a retenção de talento”, explica, assegurando que “a criatividade e aproveitamen­to de todos os recursos das organizações são fatores de sucesso”. Surge assim “a necessidade de incorporar novas metodologias de trabalho, de mo­do a gerar processos criativos orientados para os objetivos operacionais e estratégicos das organizações, para o desenvolvimento de ideias, projetos e negócios”, acrescenta. Para a Leiria Business School, “a utilização de jogos, adaptados e desenvolvidos para contextos sérios e profissionais, constituem-se como poderosas ferramentas capazes de contribuir para esses objetivos”. 



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu