Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ansião acolhe V Conferência Ibérica Sobre a Bolota em março


Foto: DR Quinta, 22 de Fevereiro de 2024

O Centro Cultural de Ansião será palco da V Conferência Ibérica Sobre a Bolota, nos próximos dias 2 e 3 de março, com uma programação que inclui debates, visitas, mostra e venda de produtos derivados da bolota.
No dia 2 de março, a conferência arranca às 09h30, seguindo-se às 09h50 o debate sobre Ecologia e Gestão de Ecossistemas, com João Carvalho e César Lema como oradores. Depois do ‘coffe-break’, Manuela Pintado vai abordar o tema do valor nutricional, pelas 10h50.
Já pelas 11h10, María-Dolores Rey, Eva Monteiro e José Araújo vão levar à conferência as ‘comunicações curtas’.
A ciência e tecnologia ao serviço da valorização da Bolota será um tema abordado por Luís Ribeiro pelas 11h40, seguindo-se um debate que envolverá o público com moderação de Pedro Babo.
Depois do almoço, às 14h00, Pedro Babo e Raphaël Canadas vão abordar o tema ‘Cadeia de Valor – Fileira de Negócio’.
A biotecnologia vegetal vai ser tema na conferência, com a participação de Francisco Romero.
As ‘comunicações curtas’ regressam à conferência com Alfredo Sendim, Ana Caeiro e Gonçalo Mota como oradores.
Pelas 15h10, segue-se mais um debate que terá como oradores o público e a moderação será de Ana Fonseca.
Sílvia Moreira e Antero Sousa irão fazer uma curta apresentação integrada na V Conferência Ibérica Sobre a Bolota, pelas 16h10.
No domingo, dia 3 de março, haverá uma mesa redonda sob o tema ‘Estratégias para o futuro da fileira da Bolota’, com oradores e convidados, seguindo-se o debate, pelas 10h30. Pelas 11h00, a ‘Certificação e Envolvimento Governamental’ será tema de uma mesa-redonda, com oradores e convidados, com um debate marcado para as 12h00.
O almoço, com início às 12h30, inclui sopa à lavrador com direito a degustação gastronómica com bolota.
A visita ao Carvalhal Gramatinha-Ariques terá início às 14h30. A sessão de encerramento do evento está marcada para as 17h30.
“Esta conferência promete ser uma experiência enriquecedora, integrando um conjunto de atividades que contarão com a participação de alguns dos mais reputados investigadores/especialistas no estudo da bolota”, adianta a Câmara de Ansião, numa nota publicada na página do Facebook.|



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu