Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Andebol: Já são conhecidos os convocados para o Torneio de Qualificação Olímpica e há um leiriense na lista


Foto: SCP Sexta, 08 de Março de 2024

Paulo Pereira divulgou, esta manhã, a convocatória para o Pré-Olímpico que se realizará em Tatabánya, na Hungria, entre 14 e 17 de março, com destaque para a presença do ponta leiriense Pedro Portela.

Os Heróis do Mar irão disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a meio do mês de março, juntamente com Noruega, Tunísia e a anfitriã Tunísia. Paulo Pereira chamou, novamente, os Heróis do Mar ao ativo para alcançarem pela segunda vez a qualificação para a prova mais prestigiante do andebol mundial. Sobre esta convocatória existem apenas duas alterações em relação à última, com a saída de Pedro Oliveira (FC Porto) e Ricardo Brandão (FC Porto) e o regresso de Diogo Branquinho (FC Porto) e Alexis Borges (SL Benfica).

Portugal contará ainda com a ajuda de João Gomes (Sporting CP) e Xavier Barbosa (Artística de Avanca Bioria) durante os dias 9 e 10 de março, enquanto a formação portuguesa não estiver completa com todos os internacionais.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, referiu as alterações nos 18 atletas mas afirma que o objetivo continua intacto: “Mantivemos a convocatória muito próximo da que fizemos para o último Europeu, tendo em conta a excelente prestação que tivemos, tinha todo o sentido mantê-la praticamente idêntica. Entraram apenas duas caras que não são novas – Diogo Branquinho e Alexis Borges – porque as convocatórias normalmente são feitas tendo em conta o histórico que os atletas têm na Seleção mas ao mesmo tempo outros fatores como o momento atual de forma que os atletas apresentam e agora vamos com este grupo preparar a luta das lutas, que começou em janeiro e para nós só acaba agora no dia 17 de março. Oxalá consigamos atingir mais um sonho.”

As Quinas têm a sua estreia marcada no dia 14 de março, pelas 17h30, frente à Noruega – adversário que venceram na passada edição do Campeonato da Europa, em janeiro – embate que poderá acompanhar na RTP2. Após um dia de descanso, Portugal volta à carga contra a Tunísia, pelas 16h00, anfitriã do Kempa Trophy, que os Lusos disputaram no final de 2023, ficando colocados na segunda posição, atrás da Áustria. Por último, os Heróis do Mar fecham a Qualificação frente à Hungria, no domingo, pelas 20h00, organizadora, contra quem não cruza os destinos desde janeiro de 2023, contra quem foi feliz no último embate, no Campeonato do Mundo.

Esta será a segunda vez na história que Portugal vai disputar uma qualificação para os Jogos Olímpicos, depois daquela brilhante e histórica campanha que culminou com o golo mais importante da carreira do capitão, Rui Silva, diante da França, que abriu as portas do Olimpo, para Tóquio 2020. A grande competição, recorde-se, disputou-se apenas no ano seguinte, devido à pandemia, e foi a primeira vez que uma modalidade coletiva de pavilhão representou Portugal nos Jogos Olímpicos, por direito desportivo.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu