Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ana Maria e Iolanda disputam hoje final do Festival da Canção


Foto: DR Sábado, 09 de Março de 2024

São duas as artistas do distrito de Leiria que disputam a final do Festival da Canção, transmitida hoje, em direto na RTP1.
Na segunda semifinal, a cantora leiriense, Ana Maria, e a dupla No Maka, foram escolhidos para voltarem a interpretar o tema ‘Aceitar’, que pretende transmitir ao público a necessidade de prosseguir “o caminho” e de “aprender a aceitar a dor das perdas” e de acreditar “que é possível aprender a viver com a saudade”, salientou a artista, em declarações ao nosso jornal.
A sua expectativa é que “as pessoas continuem a ouvir a música mesmo depois do festival” e, daqui para a frente, a artista pretende “viver um projeto de cada vez”, estando certa de que deseja continuar a “trabalhar” na área da música.
Apesar de estudar jazz, Ana Maria considera-se uma cantora eclética, uma vez que aprecia e dá voz a “diversos estilos” de música, ainda que o pop ocupe “um lugar especial” na sua vida.
A cantora pombalense, Iolanda, também foi uma das escolhidas para passar à final do Festival da Canção com a canção ‘Grito’. A participação neste evento não é uma estreia para a artista, que foi coautora e cocompositora do tema ‘Mar no Fim’, interpretado por Blacci no Festival da Canção de 2022.
‘Grito’ fala sobre a necessidade de acreditar e serve como “um lembrete” de transformação pessoal. “É um lembrete de que nos podemos sempre transformar em novas versões de nós próprios, sem medo do que virá a seguir, descreveu Iolanda, em declarações ao nosso jornal.
Enquanto artista, Iolanda, descreve-se como “perfecionista”, sem nunca esquecer aquilo que lhe faz sentido.
Iolanda, natural da Figueira da Foz, mudou-se ainda em criança para Pombal, onde começou a sua formação na área da música.
As 12 canções, escolhidas nestas duas semifinais, voltam a ser interpretadas na final do Festival da Canção hoje, com as votações do júri a serem feitas por representantes de sete regiões de Portugal continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Malmo, na Suécia, 50 anos depois da primeira vitória daquele país com o tema ‘Waterloo’, dos ABBA.
No ano passado, Portugal fez-se representar com a cantora Mimicat, tendo ficado em 23.º lugar com a canção ‘Ai coração’.|



Assinaturas