Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reforma é “um passo para a regionalização” que o novo Governo deve consolidar"


Entrevista: Andrea Trindade | Foto: Figueiredo Segunda, 25 de Março de 2024

Ao desafio de acompanhar a aplicação dos 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para a região Centro até 2030, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) junta, desde janeiro, competências desconcentradas da administração central do Estado. A presidente, Isabel Damasceno, fala da integração de áreas que vão da Cultura e da Agricultura à Economia e Educação


Diário de Leiria: Só através das suas comunidades intermunicipais (CIM), a região Centro vai receber 900 milhões de euros de fundos europeus até 2030. Como é que se chega a este valor?
Isabel Damasceno: Esse valor faz parte do todo global que é o Programa Regional do Centro, que ascende a dois mil e 200 milhões de euros para investir na região Centro ao longo deste período de programação. O valor de 907 milhões de euros para entregar diretamente às comunidades intermunicipais foi calculado fazendo uma extrapolação daquilo que foi efetivamente executado pelas CIM no Portugal 2020, com um aumento que entendemos fazer, face ao valor passado. Representa 42% do total do programa, é uma fatia muito significativa que é entregue às CIM para elas aproveitarem e utilizarem no cumprimento de um plano de ação que nos foi apresentado, um pacote de obras e de objetivos que foi submetido e analisado.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu