Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vítimas de AVC vão passar a ter apoio domiciliário multidisciplinar em Leiria


Foto: LFC/Arquivo Terça, 26 de Março de 2024

O projeto que há muito era ambicionado pela Associação Portuguesa de AVC está prestes a arrancar em Leiria. ‘Apoio Domiciliário Multidisciplinar’ é o nome do projeto da Associação Portuguesa de AVC, que dando cumprimento aos seus estatutos, vai dar início à atividade de apoio às vítimas de AVC acamadas e/ou com dificuldade de mobilidade no concelho de Leiria.
Foram criadas quatro equipas multidisciplinares, cada uma composta por um médico, um enfermeiro, um fisioterapeuta, um nutricionista, um psicólogo e um assistente social para dar apoio domiciliar aos doentes que sofreram acidentes vasculares cerebrais e que ficaram acamados ou com limitações graves de mobilidade.
“A ideia já não é recente e demorou muito até se poder tornar possível. Há um ano que estamos a preparar tudo e o município de Leiria tem sido uma grande ajuda para pôr este projeto em prática”, começou por contar Fernando Venâncio, presidente da Associação Portuguesa de AVC.
Em declarações ao nosso jornal, aquele responsável explica que o projeto vai atuar em todo o concelho de Leiria. “Quando o hospital de Santo André, em Leiria, der alta aos utentes, comunica com a nossa equipa e nós avançamos”, esclarece.
Segundo Fernando Venâncio, um doente que sofre um AVC perde qualidade de vida e a família também, pelo que “esta equipa vai ajudar os doentes e as famílias, nomeadamente os cuidadores e o papel do psicólogo vai ser fundamental neste aspeto.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu