Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Gala Solidária da APD de Leiria no Teatro José Lúcia da Silva


Foto: DR Quinta, 28 de Março de 2024

O Teatro José Lúcio da Silva vai receber no próximo sábado, pelas 21h30, a Gala Solidária da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) – delegação de Leiria.

A gala vai dar a conhecer a vida da instituição, sedeada no concelho da Marinha Grande, bem como homenagear os seus atletas, treinadores, dirigentes e colaboradores.

No palco vão ser destacados os que mais têm contribuído para o sucesso da instituição e o evento inclui a atuação do FLOS Project, composto por alguns dos melhores artistas da região.

A presidente da direção da delegação de Leiria da APD, Maria José Ruivo, relevou a iniciativa inédita da realização da Gala e informou que o objetivo principal é “enaltecer todos aqueles que têm contribuído para o sucesso” da instituição, desde os atletas e treinadores, particularmente os de andebol e basquetebol em cadeira de rodas, mas também “reconhecer publicamente dirigentes e colaboradores, pela sua dedicação, entrega e trabalho em prol da APD”.

A responsável adiantou ainda que esta será uma “excelente oportunidade” para dar a conhecer o trabalho da APD à comunidade, que poderá também assistir a um espetáculo musical “de elevada qualidade, proporcionado por artistas locais”.

A Delegação Distrital de Leiria da APD foi criada faz 35 anos e promove aos seus associados o atendimento, encaminhamento e informação útil, bem como atividades culturais, recreativas e de sensibilização.

Neste campo, a equipa desloca-se quando é solicitada para realizar ações pedagógicas através de demonstrações e palestras para alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e a jovens do secundário e de nível universitário.

A APD Leiria dispõe também de um gabinete de ação social e de um gabinete de apoio jurídico, à disposição dos seus associados.

Onde a solidariedade e o reconhecimento comunitário vão estar de mãos dadas com a atuação de alguns dos melhores artistas locais que integram o FLOS Project, e oferecer um espetáculo visual envolvente, inesquecível, ao som de temas originais apaixonantes


Da música erudita ao rock sinfónico

O Diário de Leiria falou com o escritor, músico e compositor Fernando Silva, que é também o rosto do do FLOS Project, para perceber o que se pode esperar do concerto do próximo sábado, em Leiria.

DL- Inserido nesta Gala, que tipo de espetáculo está o FLOS Project a preparar para a comunidade presente na Gala da APD Leiria?

Fernando Silva - Estamos a preparar um concerto que resulta da evolução natural de um projeto ainda recente. Em palco vão estar 10 músicos e uma dançarina, todos artistas da região. O nosso espetáculo assenta em alguns trechos de música instrumental, que ora se inspiram na música erudita, ora no rock sinfónico de um passado recente. Temos também canções e baladas. Enfim, trata-se de um repertório variado e, desde já, alinhado para proporcionar um bom serão à plateia do Teatro José Lúcio da Silva. Pelo menos, é esse o nosso desejo.

DL: Há novos temas no alinhamento preparado para a Gala da APD?

FS: Claro que sim. Pelo menos, dois temas vão ser apresentados em estreia absoluta. Este é um projeto que existe há dois anos suportado em trabalhos desenvolvido ao longo das últimas décadas com o produtor Nuno Junqueira, também ele um individuo da nossa região. Trata-se de trabalhos em estúdio, de composições minhas, algumas escritas há algum tempo e que alinhamos com os temas que nos pareceram os mais adequados para esta Gala, alguns dos quais dos saudosos Duques de Quivir, de que fazia parte, e que, com novos arranjos, são muito apreciados nos espetáculos ao vivo.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu