Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Seis empresas do distrito de Leiria em feira na Alemanha


Texto: Lusa | Foto: DR Segunda, 08 de Abril de 2024

Seis empresas do distrito de Leiria, com atividades ligadas a máquinas, equipamentos e matérias-primas para a indústria cerâmica, vão participar na feira CERAMITEC, que decorre a partir de amanhã até à próxima sexta-feira, dia 12, em Munique, na Alemanha.
As empresas vão contar com o apoio da Nerlei CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria.
Do concelho de Leiria estarão presentes na CERAMITEC a Cerâmica do Liz, SA, com atividade ligada à produção de refratários e sistemas para fornos de cerâmica; a Corbário - Minerais Industriais, SA, empresa que se dedica à extração de argilas e caulinos; e a Leirimetal, SA, que trabalha na área das máquinas e equipamentos industriais para as indústrias de materiais de construção, cerâmica e vidro.
Do concelho de Alcobaça estarão a Metalúrgica Lopes e Capitaz, Lda e RJC - Soluções Industriais, SA, ambas a atuar na área metalúrgica. Já do concelho da Batalha vai participar a Induzir, Lda, que se dedica à fabricação de fornos para a indústria cerâmica.
Segundo refere a Nerlei CCI, numa nota de imprensa, aquela é considerada a “feira internacional líder para a indústria de máquinas, equipamentos e matérias-primas para o setor cerâmico”.
O certame, que se realizava de três em três anos, passa a partir desta edição a realizar-se de dois em dois anos para “dar resposta aos ciclos de inovação, cada vez mais curtos, do setor da cerâmica técnica”.
De acordo com a Nerlei CCI, a CERAMITEC é “ponto de encontro para todos os setores, líderes de mercado, decisores e cadeias de valor que se relacionam com a indústria cerâmica e, nesta edição, contará com cerca de 500 expositores de 37 países”.
Esta é uma das ações do projeto ‘International Business’ 2023-25, que a Nerlei CCI está a desenvolver e que visa “promover a competitividade e capacidade exportadora num conjunto de PME das fileiras casa, escritório e automóvel, através da participação coletiva em feiras, missões internacionais e na implementação e promoção de ações de marketing internacional, de transformação digital e do desenvolvimento do ‘e-commerce’ nas PME”, explica a Nerlei CCI.
O ‘International Business’ 2023-25 é financiado pelo Portugal 2030, no âmbito do PITD - Programa Inovação e Transição Digital, no valor superior a 7,3 milhões de euros, dos quais 3, 9 milhões são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A execução daquele projeto estende-se até final de abril de 2025 e contempla várias outras ações, entre feiras internacionais, missões empresariais e ações de ‘e-commerce’ e transformação digital e campanhas de marketing internacional



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu