Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Alunos de Colégio de Fátima plantam 100 árvores junto às Grutas da Moeda


Texto: Redação | Foto: David Germano Sábado, 20 de Abril de 2024

As Grutas da Moeda, em colaboração com o Colégio Sagrado Coração de Maria, de Fátima, vão comemorar o Dia da Terra, celebrado a 22 de abril (segunda-feira), plantando cer­ca de 100 espécies autóctones, nos terrenos das Grutas da Moeda e do Centro de Interpretação Científico e Ambiental, pelas 10h30, em São Mamede, Batalha.
“O principal problema do desaparecimento da floresta autóctone deve-se ao abate de árvores sem respetiva reflorestação com espécies autóctones, à construção de infraestruturas, ao pastoreio excessivo, à substituição por espécies exóticas, como o eucalipto, ou até à ação e recorrência do fogo”, referem as Grutas da Moeda, numa nota de imprensa.
Nesse sentido, o objetivo da iniciativa é sensibilizar as crianças para a importância da biodiversidade para a manutenção dos ecossistemas, pelo que serão plantadas 100 árvores de 100 espécies do género Quercus, como carvalhos, sobreiros e azinheiras.
Esta atividade teve início em novembro de 2023 quando a equipa das Grutas da Moeda de deslocou ao Colégio para uma ação de sensibilização ambiental. A equipa entregou aos alunos centenas de bolotas e guias de orientação para garantir o sucesso da atividade. Os alunos ficaram responsáveis por elas e reutilizaram garrafas de água como vasos para a sementeira – atividade desenvolvida no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular do 6.º ano e do Programa Eco-Escolas, em curso no Colégio.
Este projeto culmina, então, na próxima segunda-feira, em São Mamede, com uma ação de reflorestação destas plantas ainda jovens, mas cuidadas desde o seu nascimento pelos alunos, em terrenos das Grutas da Moeda



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu