Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria presta homenagem a 245 homens e mulheres presos pelas polícias políticas


Legenda: Projeto artístico intergeracional criou mural de abril em Leiria, já inaugurado | Texto: Agência Lusa | Foto: Luís Filipe Coito Segunda, 22 de Abril de 2024

Um memorial com o nome de 245 presos pelas polícias políticas durante a ditadura vai ser inaugurado em Leiria para “lembrar quem arriscou”, explicou o coordenador das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Leiria.
A homenagem acontece na quarta-feira, numa das ruas da cidade, com a colocação de um monumento onde constam nomes de homens e mulheres que foram presos pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) e Direção-Geral de Segurança (DGS).
“Queremos homenagear quem lutou e quem nos permitiu a liberdade. Houve muito mais gente: há muita gente que não foi presa e que lutou e que arriscou. Mas há alguns que realmente foram parar aos cárceres da prisão”, salientou à agência Lusa Acácio de Sousa.
Em colaboração com a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, a Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Leiria identificou, entre 1926 e 1974, 245 detidos, entre naturais de Leiria e quem, não tendo ali nascido, trabalhava ou residia no concelho.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu