Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jazz do Valado celebra Abril, o jazz e a BIR


Texto: Agência Lusa | Foto: CMN Quarta, 01 de Maio de 2024

A 27.ª edição do Jazz do Valado irá decorrer de 1 a 25 de maio, dentro e fora das habituais salas de espetáculo deste evento, numa organização da Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR).
O festival arrancará com os concertos da Orquestra Juvenil e dos DixieNaza Jazz Band, a 1 de maio, na Praça 25 de Abril de Valado dos Frades (17h00), que comemoram os 91 anos da BIR, seguindo-se, a 4 de maio, o concerto do 50º aniversário da revolução de Abril, no cineteatro da Nazaré.
“Não poderíamos ignorar os 50 Anos do 25 de Abril, e o concerto de 4 de maio, no Cineteatro da Nazaré, será o Abril no Jazz, com a criação de arranjos da música dita de Abril, que tem, como sabemos, alguns temas associados, e, desses, uns são de Zeca Afonso. Para este concerto foi convidado o cantor João Afonso, pela afinidade familiar com o Zeca Afonso, pelas suas qualidades artísticas e pelas características vocais similares”, refere a organização.
A animação da Avenida Marginal da Nazaré ficará a cargo da DixieNaza Jazz Band, no dia 5 de maio, para em seguida, nos dias 9 e 10 de maio, o festival se apresentar ao público mais jovem, nos Centros Escolares da Nazaré e Valado dos Frades com a iniciativa o ‘Jazz Valado vai à escola’, que consiste em concertos comentados.
Paula Oliveira com ‘Flores de Saramago’ e um quinteto de excelência, para apresentar temas de sua autoria, farão o concerto seguinte, a 11 de maio, no Cineteatro da Nazaré.
Seguir-se-á a data de 17 de maio, na Sala da BIR, e o concerto de dois grandes nomes do jazz mundial, o pianista Abe Rábade e o guitarrista Rale Micic, duo que se apresentou, recentemente, no Blue Note, um dos melhores clubes de jazz de Nova York.
Os irmãos Santos farão um regresso à casa que já os acolheu em edições anteriores, para o ‘Mano a Mano’, que contará com uma convidada especial, a cantora Rita Redshoes no dia 18 de maio.
No dia 24, subirá ao palco o ‘Nazaré Capbreton Sextet 24 - Residência Artística’, projeto de seis artistas portugueses e franceses, que se conheceram para a criação musical que se apresentará, mais tarde, no festival de Capbreton, cidade francesa geminada com a Nazaré.
O festival encerra dia 25, com o trio do pianista francês Remi Panossian, um dos mais aclamados pela crítica francesa.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu