Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Andebol: Pedro Portela na convocatória para o play-off com a Bósnia e Herzegovina


Foto: DR Sexta, 03 de Maio de 2024

Os comandados de Paulo Pereira têm duplo confronto marcado com a congénere balcânica a valer um bilhete para o Mundial do próximo ano. O primeiro duelo está agendado para 9 de maio em Guimarães, às 19h30, e o ponta leiriense Pedro Portela está entre os eleitos.

Os Heróis do Mar estão de volta e com grande ambição. Depois de seis qualificações consecutivas para as principais provas internacionais [EHF Euro 2020, 2022 e 2024; IHF World Championship 2021 e 2023; Jogos Olímpicos 2020], o fim do sonho de chegar a Paris ’24 interrompeu uma série de feitos históricos que colocaram os Heróis do Mar na elite do andebol mundial. Agora, já com a confiança totalmente recuperada, segue-se o play-off de acesso ao IHF World Championship 2025, que terá lugar na Croácia, Dinamarca e Noruega, de 14 a 29 de janeiro do próximo ano.

O Selecionador Nacional divulgou esta quinta-feira, os 16 atletas que irão representar Portugal no duplo confronto com a Bósnia e Herzegovina e a lista sofreu ligeiras alterações face à última prova, o Olympic Qualification Tournament 2024. Face à última convocatória, Paulo Pereira reduziu a lista para 16 atletas e chamou o já recuperado Victor Iturriza para render Alexis Borges, que, em sentido inverso, se encontra lesionado. Também Fábio Magalhães é uma novidade no lote de convocados, o atleta mais internacional de sempre está de volta às opções, ao passo que Gilberto Duarte, Fábio Silva e Gonçalo Vieira ficaram de fora.

O primeiro duelo vai acontecer no próximo dia 9 de maio, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães, emblemática cidade de boa memória para os Heróis do Mar, a partir das 19h30.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, apelou ao público de Guimarães o apoio massivo aos Heróis do Mar: “Temos que estar muito alerta porque esta Seleção Bósnia, embora não tenha feito um excelente Campeonato da Europa, tem atletas que jogam em excelentes clubes e campeonatos europeus. Seria uma infantilidade da nossa parte pensar que, por este motivo, vai ser um adversário fácil. Não vai ser, nós temos, teoricamente, obrigação de ultrapassar a Bósnia mas temos que nos preparar porque temos tido experiências menos boas, como foi o caso da última Qualificação para o Mundial anterior [que perdemos em casa com os Países Baixos]. Precisamos muito da ajuda do público que, normalmente, em Guimarães, responde de forma excecional e acreditamos que com a ajuda deles e a nossa competência e trabalho vamos conseguir o nosso objetivo para depois fazer a abordagem do segundo jogo na Bósnia.”

O jogo da primeira mão do Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo está agendado para o próximo dia 9 de maio, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães – casa do Vitória SC – e, posteriormente, em Tuzla, a terceira maior cidade da Bósnia e Herzegovina, no domingo dia 12 de maio. No horizonte da Seleção Nacional está aquela que poderá ser a terceira qualificação consecutiva para o IHF World Championship.

Os organizadores (Croácia, Dinamarca e Noruega) já se encontram qualificados, assim como, França, Alemanha e Suécia (as três equipas melhor classificadas do EHF Euro 2024). As restantes 22 equipas disputam o Play-Off, de 8 a 12 de maio de 2024, do qual sairão 11 vencedores que participarão no IHF Men’s World Championship 2025.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu