Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ernesto Cunha no top 5 do Rali Terras d’Aboboreira


Texto: Redação | Foto: DR Sexta, 03 de Maio de 2024

Mais uma excelente exibição para Ernesto Cunha e Rui Raimundo nesta época de estreia aos comandos do Skoda Fabia Rally2 EVO, com o 5.º lugar do Campeonato de Portugal de Ralis no Rali Terras d'Aboboreira. A dupla mostrou um ritmo sólido e uma excelente gestão do andamento numa prova imprevisível quanto às condições meteorológicas.
Sem fixar ambições desportivas à partida de mais uma prova e com o único objetivo de acumular experiência aos comandos do novo carro, Ernesto Cunha volta a mostrar que tem uma palavra a dizer no Campeonato de Portugal de Ralis. O ritmo consistente e sem riscos desnecessários provou ser a aposta certa, uma vez que Ernesto Cunha chegou mesmo a marcar por duas vezes o quarto melhor tempo em Especiais entre os pilotos do Campeonato.
"Foi um rali desafiante, onde as condições climatéricas e do piso se foram alterando ao longo da prova. Podemos dizer que foi um fim-de-semana de grande aprendizagem, a classificação foi melhor do que esperávamos e dá-nos motivação para enfrentar o Rali de Portugal com confiança e conhecendo um pouco melhor o Skoda", refere Ernesto Cunha.
A equipa, que mostrou um andamento rápido, mas ao mesmo tempo equilibrado, fixou-se no 5.º lugar do Campeonato de Portugal de Ralis, o que permite acumular pontos valiosos para a competição.
O próximo desafio do calendário acontece já daqui a 2 semanas com o Rali de Portugal, mais uma prova que se prevê bastante dura, uma vez que integra o circuito do Campeonato do Mundo de Ralis.

Aboboreira não sorriu a Cardeira
Focados em vingar o resultado do rali anterior, Rafael Cardeira e Luís Boiça entraram da melhor forma no Rali Terras d'Aboboreira, chegando a carimbar o 4.º melhor tempo da Super Especial nas Duas Rodas Motrizes do Campeonato de Portugal de Ralis. No entanto, um problema na transmissão obrigou a dupla a abandonar a prova prematuramente.
Naquela que estava a ser a melhor exibição da época para Rafael Cardeira em pisos de terra, a sorte não sorriu ao piloto do Peugeot 208 Rally4, com uma prova marcada pelas condições demolidoras para todas as equipas. O piloto do Sporting Clube de Portugal terminava o primeiro dia na 6.ª posição do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, 4.ª da Peugeot Rally Cup Ibérica e arrancava para o derradeiro dia motivado para lutar pelos primeiros lugares e com demonstrações de um andamento sólido.
Uma transmissão partida acabou por hipotecar a conclusão do Terras d'Aboboreira e Cardeira não esconde a sensação de que o ritmo estava no lugar certo: "Depois do 4.º tempo nas Duas Rodas Motrizes do CPR, começámos o segundo dia muito motivados para manter este andamento a partir da Especial de Amarante. A cerca de dois quilómetros do final do troço, uma transmissão acabou por ceder e fomos obrigados a abandonar."
Apesar de tudo, o piloto da Marinha Grande provou ter encontrado o ritmo competitivo no seu novo Peugeot 208 Rally4 e fica a demonstração de que terá uma palavra a dizer nas Duas Rodas Motrizes, ainda na fase de terra do Campeonato.
Sem tempo a perder, o foco da equipa já está virado para o Rali de Portugal, de 9 a 12 de maio, onde a receita será novamente aplicada e Cardeira quer manter o ritmo elevado, para que possa lutar pela vitória nas Duas Rodas Motrizes.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu