Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Agromuseu Dona Julinha com mostra de trabalhos de alunos e seniores


Texto: Redação/Foto: Arquivo_DR Quarta, 15 de Maio de 2024

Várias obras de arte criadas pelos alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Leiria, e por seniores de Alcanadas (Batalha), Mosteiro (Pedrógão Grande) e Cabeças (Alvaiázere), vão estar expostas no Agromuseu Dona Julinha, localizado na Ortigosa, Leiria. A exposição nasce de peças co-criadas pelos seniores no âmbito do projeto ‘Museu na Aldeia’ a que se juntam outras criadas por crianças no âmbito do projeto ‘Exposição Itinerante’.
A ‘Exposição Itinerante’ da SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos), que ao longo deste ano letivo promoveu o encontro entre gerações em meio escolar, através da arte e do património cultural, permitiu levar o museu até às escolas por meio da apresentação de obras de arte, através de uma instalação interativa e da apresentação de obras por artistas comunitários às crianças.
“Na prática, os idosos revelam às crianças como realizaram as obras, em que circunstâncias e a sua importância para a comunidade onde vivem. Este diálogo tem permitido a troca de saberes e de experiências entre os mais velhos, que vivem em meios rurais e as crianças de meios mais citadinos, numa perspectiva de inclusão e coesão social”, faz saber a SAMP.
Fruto desses encontros nasceu ‘Gerações Em Linha’, uma exposição que espera agora mobilizar as comunidades familiares a visitar o Agromuseu e a conhecer os trabalhos dos alunos e as experiências vividas em contexto escolar.
O projeto ‘Exposição Itinerante’ da SAMP é uma iniciativa que pretende, assim, “dar continuidade ao trabalho de aproximação entre museus e as comunidades (aldeias e escolas) e surgiu na sequência do programa galardoado ‘Museu na Aldeia’, desenvolvido durante a época de confinamento provocada pela pandemia. Contou com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente o Plano Nacional das Artes, os municípios de Pedrógão Gran­de, Alvaiázere, Batalha, Torres Novas e Tomar. Envolveu ainda museus, a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e contou com o financiamento da Câmara de Leiria.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu