Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Região com 29 praias com ‘Qualidade de Ouro’


Texto: Helena Amaro com Lusa/Foto: CMA Quarta, 15 de Maio de 2024

A associação ambientalista Quer­cus classificou este ano 29 praias do distrito de Leiria com ‘Qualidade de Ouro’, ao contrário das 23 zonas balneares que tinha anunciado na semana passada. “Devido a uma anomalia informática na extração dos dados”, a associação ambientalista divulgou erradamente, na passada sexta-feira, a lista das praias distinguidas, que apontavam para uma diminuição significativa na região de Leiria.
A nova lista foi divulgada já esta segunda-feira, e aponta para 29 zonas balneares que vão hastear a bandeira ‘ouro’. No ano passado, foram classificadas 31 praias. Este ano, na nova lista divulgada, não constam as praias S. Martinho do Porto (Alcobaça), El Rei (Óbidos) e Cova de Alfarroba, Gamboa e Peniche de Cima (Peniche)
Assim, este ano, vai ser hasteado galardão ‘Qualidade de Ouro’ nas praias Pedrógão Sul e Pedrógão Centro, no concelho de Leiria. Segundo o vereador com o pelouro do Ambiente, Luís Lopes, o município continua empenhado na gestão das praias do concelho, “garantindo as melhores condições de acessibilidade, segurança, saúde e salubridade, para quem reside e visita tenha a melhor experiência possível”.
“Tem sido crucial o empenho e a dedicação de todas as entidades envolvidas, tanto dos residentes da Praia do Pedrógão como dos operadores, que têm sido um suporte fundamental”, acrescentou o autarca, citado em comunicado divulgado esta segunda-feira.
No concelho de Alcobaça, foram galardoadas as praias Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro, Polvoeira, e Paredes de Vitória, que volta a integrar a lista.
Figueiró dos Vinhos volta a estar este ano na lista com a praia fluvial Fragas de S. Simão, e as praias do Agroal (Ourém) e Cabril (Pedrógão Grande) mantêm as suas classificações.
Caldas da Rainha mantém galardoadas as zonas balneares da Foz do Arelho - Lagoa e Praia do Mar.
No concelho da Marinha Grande, a Quercus atribuiu o galardão a Pedras Negras, Praia Velha e S. Pedro de Moel, e na Nazaré vão hastear a bandeira na praia da Nazaré e no Salgado, assim como a praia Osso da Baleia, no concelho de Pombal.
Já em Óbidos, conquistaram ‘ouro’ as praias Bom Sucesso, Rei do Cortiço e Vale das Janelas, que volta a integrar a lista. No concelho de Peniche, a nova lista divulgada pela Quercus aponta para as distinções das praias Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal – Campismo, Consolação, Consolação Norte, Medão – Supertubos, Porto da Areia Sul e S. Bernardino.

Quercus distingue 420 praias no país
A nível nacional, a associação ambientalista classificou este ano 420 praias com ‘Qualidade de Ouro’, mais 26 do que no ano passado, sendo as regiões do Tejo/Oeste e Norte as mais galardoadas e o Algarve a que teve a maior descida.
A Quercus especifica que, das 420 praias “Qualidade de Ouro”, 349 são praias costeiras (83%), 61 interiores (15%) e 10 de transição (2%).
As regiões Tejo/Oeste e Norte são as mais galardoadas, com 103 e 81 praias, respetivamente, sendo que, nas praias do Tejo/Oeste, 76 são costeiras, 26 interiores e uma de transição.
Nas 81 praias galardoadas no Norte, 66 são costeiras, 26 são interiores e uma de transição.
O Norte e os Açores (60 praias distinguidas) foram as regiões que registaram a maior subida quando comparado com o ano passado (mais 16 e mais 14 galardões, respetivamente), seguidas das regiões Centro e Tejo/Oeste (com mais cinco galardões cada) e do Alentejo (com mais três galardões).
O Algarve foi a área com a descida mais acentuada, com menos 16 praias galardoadas, motivada, na maior parte dos casos, “pelo incumprimento do critério relativo às análises realizadas na época balnear 2023”, explicou a Quercus.
Segundo a associação, verificaram-se no território algarvio “níveis de poluição algo persistentes, não inteiramente esclarecidos, mas para os quais poderá ter contribuído o impacte da pressão turística nesta região”.
O Algarve conta este ano com 69 praias ‘Qualidade de Ouro’, das quais 68 são costeiras e uma de transição.
A associação ambientalista adianta que este ano se registaram nove zonas balneares estreantes com ‘Qualidade de Ouro’, sendo três no Centro, duas nos Açores, uma na região Tejo/Oeste, uma no Algarve, uma na Madeira e uma no Norte.
O galardão ‘Praia com Qualidade de Ouro’ distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, segundo a Quercus.
Para receber a distinção, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última. Todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos. 



Assinaturas