Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Politécnico de Leiria investe 25 milhões de euros em residências estudantis


Texto: Lusa/Foto: LFC_Arquivo Quarta, 15 de Maio de 2024

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) está a investir 25 milhões de euros financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em residências estudantis para ampliar a sua oferta para quase 1.200 camas, foi hoje divulgado.
“Com o aumento do alojamento disponível, será possível minimizar os custos diretos dos estudantes e das suas famílias, com especial ênfase para os estudantes em situação de vulnerabilidade social e económica”, explicou o IPL à agência Lusa.
A instituição de ensino superior vai construir uma nova residência, com capacidade para 158 camas, em terreno adjacente aos serviços centrais da instituição em Leiria.
O estudo prévio, orçado em 5,2 milhões de euros, está pronto a ser lançado a concurso de conceção e construção e deverá ser entregue ao vencedor “dentro dos próximos dois anos”, contando com um prazo de execução de dois anos.
Até julho deste ano, o IPL estima adjudicar a empreitada de reabilitação do Edifício de Santo Estêvão, em Leiria, e a sua transformação em residência para estudantes (101 camas), assim como a construção de uma nova residência nas Caldas da Rainha (68) e de outras duas em Peniche (44 cada uma).
Em setembro, a instituição deverá adjudicar a construção da nova residência em Pombal (42).
O IPL está também a investir na reabilitação de residências já existentes, dando início na quinta-feira à empreitada da residência Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.
A intervenção, orçada em 1,1 milhões de euros, contempla a recuperação do edifício, melhorando o conforto e eficiência energética, assim como uma readaptação dos espaços e uma otimização do seu funcionamento, aumentando a capacidade das atuais 104 camas para 117.
Os atuais quatro edifícios do complexo residencial de Leiria, junto aos serviços centrais, vão também ser requalificados “no início de outubro”, dotando-os de capacidade para 458 camas.
Até ao final deste ano, o IPL espera ainda adjudicar as obras de reabilitação da atual residência de Peniche (58) e da residência Mestre António Duarte, em Caldas da Rainha (104).
O investimento insere-se no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado através do PRR.
Enquadra-se ainda no programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, destinado a apoiar os estudantes deslocados, disponibilizando alojamento condigno com custos mais reduzidos.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu