Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nazaré: Centro Social de Famalicão lançou a primeira pedra de novo lar


Foto: CMN Quinta, 16 de Maio de 2024

As obras do lar de idosos do Centro Social da Freguesia de Famalicão arrancaram oficialmente no passado sábado, com o lançamento da primeira pedra no local onde irá nascer o equipamento que resulta da ampliação das atuais instalações, num investimento de 3,2 milhões de euros.
O lar terá capacidade para 53 utentes e, segundo Rui Oliveira, do Centro Social da Freguesia de Famalicão, vem “aumentar a capacidade de resposta na freguesia, onde só existe um lar privado, mas também do concelho da Nazaré, onde esta resposta pública também só é prestada pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré”.
“Com este projeto somos uma realidade económica e social a nível local com a criação de emprego, atualmente com 40 colaboradores. Com este projeto perspetiva-se a criação de mais 25 postos de trabalho. O prazo de execução do projeto é de 18 meses e equacionamos ter esta resposta pronta daqui a 24 meses”, disse.
João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social de Leiria, elogiou a obra que fortalece o sentido de comunidade que conduziu à concretização do já existente e ao primeiro passo de uma obra “tão importante e significativa”, comparticipada pelo estado em 1,5 milhão de euros, que contará com o apoio da Câmara, que será majorada em 20% no financiamento, faltando, ainda assim, “uma parte significativa de verba, para ela se possa cumprir”.
Já o presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira, elogiou a dedicação de todos para a ampliação da resposta social. “A Nazaré tem muita necessidade de projetos desta natureza. A taxa de cobertura no concelho ronda os 34% em termos de ERPI e Apoio domiciliário. Se pensarmos que em termos de jardins de infância atingimos quase o pleno, a discrepância ainda ganha maior relevo”, disse. Previsto abrir em janeiro de 2026, o lar foi projetado para dar resposta a pessoas com demência, contando com particularidades “ao nível da conjugação de cores e de elementos de facilitação ao nível de deambulação”.|



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu