Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município de Leiria distinguiu 26 personalidades e entidades do concelho


Texto: Redação | Foto: Luís Filipe Coito Sexta, 24 de Maio de 2024

Como já é habitual, a sessão solene do Dia do Município de Leiria contemplou a entrega de distinções a personalidades e entidades que se demarcam e desenvolvem ações em prol do desenvolvimento e notoriedade do concelho.
Este ano, a Câmara Municipal distinguiu 26 pessoas e empresas que se destacaram nos últimos anos. O primeiro reconhecimento foi feito a trabalhadores da câmara municipal e dos serviços municipalizados de água e saneamento que se aposentaram ao longo do ano de 2023, foram no total 18 os homenageados.
Para receber a Medalha de Bons Serviços e Dedicação, que tem o objetivo de agraciar os trabalhadores do município que tenham contribuído de forma distintiva para a melhoria da ação da Câmara, Délia Valério foi distinguida com o grau ouro.
Na Classe de Serviços Relevantes, iniciaram-se as distinções com a entrega da medalha de cobre a Maria de Jesus, a conhecida vendedora de castanhas do centro de Leiria e, com o mesmo grau, Francisco Távora, pelo seu percurso de trabalho. Como reconhecimento do seu trabalho académico como professora e investigadora Maria Inácia Rezola recebeu a medalha de prata. Também na mesma classe, o Agrupamento de Escuteiros 737- Marrazes- recebeu a medalha de prata pelos seus 50 anos.
Seguiu-se a entrega de medalhas de Grau Ouro, a Lúcia Candida como reconhecimento do trabalho desenvolvido, ao longo de décadas na implementação de estruturas de apoio social e formação. Também com Grau Ouro foi agraciado o Colégio de Nossa Senhora de Fátima por ocasião dos seus 100 anos e , ainda, Alberto Costa pelo seu trabalho na atividade política e cívica.
Na área da cultura, Paulo Cunha, antigo colaborador do Diário de Leiria foi agraciado com a medalha de cobre como reconhecimento da sua carreira em fotojornalismo. João Costa Ferreira foi também homenageado com a medalha de cobre como reconhecimento do seu papel ativo na valorização do património musical português, seguindo-se Diamantino Gomes pela sua ação relevante na direção do rancho folclórico de Leiria.
Ainda na área da cultura, mas no Grau Prata a Arquivo Livraria foi homenageada pelo seu contributo para a cultura e leitura ao longo dos seus 40 anos de existência.
A Filarmónica do Arrabalde, recebeu a medalha de ouro pelos seus 125 anos de criação.
Quanto ao desporto e a título póstumo Mário Monteiro, recebeu a medalha de cobre pelo seu reconhecido associativismo.
O Motor Clube de Monte Redondo foi agraciado com a medalha de prata, tal como o Centro de Convívio e Recreio do Telheiro pelos seus 50 de fundação. Já a medalha de ouro, na categoria desporto, foi atribuída a Pedro Proença pela notoriedade e conhecimento que deu ao concelho de Leiria, nomeadamente pela realização da Final Four.
Por fim, na categoria empresarial, com medalha de cobre foi agraciado a Voga, pelo seu percurso empresarial, a título póstumo José Nóbrega fundador da Somapil, recebeu a mesma medalha pelo seu empenho no progresso de Regueira de Pontes.
João Penim, o conhecido vendedor de farturas, foi homenageado com a medalha de prata, por ser um “ícone” da tradicional Feira de Leiria.
Ainda com a medalha de prata foi agraciada a empresa ADN Space, pelo seu percursos empresarial e por ter contribuído para o desenvolvimento do comercio.
As empresas Sofina, Construções JJR e Caiado foram homenageadas com a medalha de prata pelo seu percurso empresarial de mais de 50 anos.



Assinaturas