Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Politécnico de Leiria distinguido por promover trabalho saudável


Texto: Redação | Foto: DR Segunda, 27 de Maio de 2024

O Politécnico de Leiria foi reconhecido com o prémio Healthy Workplaces 2024 - Locais de Trabalho Saudáveis, que distinguir as organizações com práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho.
A instituição de ensino superior alcançou o selo Nível I, o mais alto deste prémio, atribuído às entidades que obtêm mais de 90% da pontuação total, na sequência do processo de avaliação efetuado pelo júri, constituído por dois representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses, dois representantes da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e um conjunto de especialistas designados nesta área.
“Reconhecer as organizações portuguesas com práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho é um dos objetivos desta iniciativa, promovida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em parceria com a ACT e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA)”, refere o Politécnico de Leiria, numa nota de imprensa.
A distinção pretende ainda suscitar o desenvolvimento de ações de mudança no tecido organizacional português, através da generalização das boas práticas.
De acordo com o Politécnico de Leiria, a atribuição deste selo surge na sequência de uma candidatura realizada pela instituição de ensino superior, no passado mês de fevereiro, tendo a instituição sido avaliada pelas suas estratégias e ações relativas à segurança, à saúde e ao bem-estar no local de trabalho, através de uma ‘checklist’ de boas práticas e o cumprimento de um conjunto de requisitos do programa.
Citado na mesma nota de imprensa, o presidente do Politécnico de Leiria salientou que a atribuição deste prémio é o “reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser promovido” pela instituição de ensino superior, “não só em prol dos estudantes, mas também dos nossos docentes, investigadores e colaboradores, das diferentes unidades orgânicas e serviço”. “Diariamente procuramos desenvolver e implementar diferentes iniciativas, ações e boas práticas que contribuam para o equilíbrio e harmonia entre momentos de estudo/trabalho e de pausa, e para o bem-estar de toda a comunidade”, afirmou Carlos Rabadão.
Como boas práticas direcionadas à comunidade do Instituto Politécnico de Leiria em 2023/2024, ao nível dos estudantes, destacam-se, entre outros, o programa Cuida-te + Unidade Móvel, o programa Cuida-te + Sexualidade em Linha, o projeto (H)altere!; o programa de Acolhimento e Integração de estudantes segundo a Metodologia Ubuntu, para desenvolvimento de competências socioemocionais.
Já no que respeita às ações promovidas ao nível dos colaboradores do Politécnico de Leiria, a instituição destaca, na mesma nota de imprensa, o reforço da equipa de medicina do trabalho, com dois enfermeiros do trabalho e a realização de consulta de enfermagem, o projeto Saudavelmente, o programa Healthy Campus, a ação de Team Building dirigida a todos os colaboradores, a realização de formações na área do socorrismo, nomeadamente ao nível da intervenção em situações de crise na área da saúde mental e em primeiros socorros, assim como a elaboração da avaliação dos riscos psicossociais no trabalho aos colaboradores.
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.



Assinaturas