Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vereador critica ocupação de partidos políticos em edifício do município


Texto: Cristiana Bernardino | Foto: DR Segunda, 17 de Junho de 2024

O vereador independente na Câmara de Leiria, criticou o facto de o edifício que é ocupado por dois partidos políticos pertencer ao município. Na reunião do executivo da passada terça-feira, Álvaro Madureira referia-se ao edifício sede da Federação de Leiria do PS e do CDS-PP localizado na Rua Machado dos Santos.

“Há um edifício aqui bem próximo onde dois partidos têm as suas sedes e que é edifício da Câmara Municipal. Questiono porque é que há partidos que têm infraestruturas para as suas sedes que são da Câmara Municipal e há outros que se quiserem as suas sedes têm que pagar o valor para lá estarem instalados”.

Álvaro Madureira sugeriu que o edifício seja devolvido ao município, podendo servir para alocar os serviços da Polícia Municipal, pela sua centralidade. “Ou fazemos um edifício e colocamos lá os partidos todos ou então há partidos que têm de fazer-se à vida. Não temos que andar a levar os partidos ao colo”, advertiu.

A vice-presidente do município, Anabela Graça, explicou que o edifício é ocupado por aqueles partidos e pela Associação Académica de Leiria desde 1995. “Houve uma deliberação do Afonso Lemos Proença [antigo presidente da Câmara] (…). O município decidiu em 1995 que esse edifício seria para esta função”, salientou. “Possivelmente os outros partidos não fizeram essa solicitação”, adiantou. 

À margem da reunião de Câmara, a vereadora explicou ao nosso jornal que existe “um contrato de comodato relativamente à Associação do Académico e relativamente aos partidos há um pagamento de renda”.


Assinaturas