Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Conselho de Administração da ULS Região de Leiria reúne com as cinco comissões de utentes da região


Texto: Redação | Foto: DR Segunda, 24 de Junho de 2024

O Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) convidou os representantes das cinco Comissões de Utentes existentes na sua área de influência para uma reunião no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.
O principal objetivo foi conhecer pessoalmente os representantes para uma relação de maior proximidade, de parceria e de diálogo.
“É sobejamente conhecida a falta de médicos de família que temos na nossa ULS: 22% da nossa população não tem médico de família e 19% não tem médico assistente. Acresce ainda o défice que temos nas unidades hospitalares de 100 médicos especialistas. Temos contratado médicos aposentados e prestadores para trabalhar connosco e apostámos na implementação do programa Bata Branca”, referiu Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da ULSRL, na reunião decorrida no passado dia 7 de junho.
A diretora clínica para a área de cuidados de saúde primários da ULSRL, Denise Velho, partilhou a mesma preocupação, destacando a dificuldade sentida para completar as escalas médicas dos Serviços de Atendimento Permanente e Complementar. “É também importante para nós melhorar a comunicação com a população, informando-a das alternativas e opções, e ainda agilizar de forma mais célere a marcação de consultas para acabar com as filas de utentes à porta das unidades durante a madrugada”.
Na reunião estiveram presentes as comissões de utentes: da Marinha Grande, de Ourém, da Batalha pela Saúde, da Saúde Lado a Lado (Pombal) e da Ur’Gente – Associação de Utentes de Saúde (Porto de Mós).
”Depois de uma reunião que tivemos com os presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia dos oito concelhos que integramos, queremos também manter a proximidade com a população através de vós, pela prática do vosso trabalho, onde são representantes dos vossos utentes e têm um papel muito relevante na questão da literacia para a saúde, permitindo uma resposta mais informada aos nossos utentes”, finalizou o presidente do conselho.



Assinaturas