Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, irá presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de agosto nos dias 12 e 13 de agosto, que faz memória à quarta aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos.
“A peregrinação de agosto tem a particularidade de integrar a Peregrinação Nacional dos Migrantes, no âmbito da 52.ª Semana Nacional das Migrações, durante a qual decorre a jornada de solidariedade que tem como tema central ‘Deus caminha com o seu povo’.São muitos os emigrantes que, estando de férias em Portugal, acorrem nesta altura ao Santuário de Fátima, juntando-se a estes muitos outros migrantes de diferentes partes do mundo”, explica o santuário no ‘site’ oficial.
O programa das celebrações tem início às 21h30, com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições. Segue-se a procissão das velas e a celebração da palavra, no altar do recinto de oração. A imagem de Nossa Senhora de Fátima regressa, depois, à Capelinha das Aparições na procissão do silêncio, seguindo-se uma vigília de oração. O dia 13 começa com a procissão no recinto de oração, às 07h00, seguindo-se o rosário na Capelinha, às 09h00.A missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, encerra as celebrações.
Cumprindo uma tradição iniciada há 84 anos por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da então diocese de Leiria, haverá a tradicional oferta de trigo.
Ao longo do ano de 2023, foram oferecidos ao Santuário de Fátima 5.635 quilos de trigo e 477 quilos de farinha.