Começou bem a sua participação neste W35 Leiria 2024, a tenista portuguesa Matilde Jorge. Desatando os nós de um primeiro set equilibrado e que podia cair para qualquer um dos lados, a segunda melhor tenista lusa no ranking WTA, é a atual 452.ª na hierarquia, fechou a primeira partida por 7-5 e entrou motivada para o segundo parcial, o qual acabou por vencer por um autoritário 6-2. Agora, a senhora que se segue é Mariam Bolkvadze, da Geórgia, terceira cabeça-de-série e atual 235.ª do Mundo, a mesma que bateu na estreia a lusa Teresa Franco Dias com dificuldades.
Pelo caminho ficaram Ana Filipa Santos, Angelina Voloshchuk e a repescada Maria Garcia. Pipa, não conseguiu ter a consistência da nipónica Hiroko Kuwata, sempre muito certinha nos momentos cruciais do encontro, acabando por perder por 6-1 e 6-1. Já Angelina, que media forças com a canadiana Stacey Fung, quarta pré-designada, ainda esteve a liderar o primeiro set mas acabou por ceder por 7-5 e 6-3. Por último, Maria Garcia, lucky loser que substituiu a francesa Yasmine Mansouri (soube momentos antes do falecimento do seu avô e viajou de imediato para assistir ao funeral) teve tudo na mão para eliminar a espanhola Célia Cervino Ruiz, uma vez que esteve a liderar por 6-2 e 4-0, não soube gerir a vantagem, manifestando claramente uma normal falta de experiência, e, desta forma, foi surpreendida pela galega que venceu por 2-6, 7-5 e 6-4.
Entretanto, a grande surpresa do dia foi protagonizada pela norte-americana Sara Daavettila, que eliminou a eslovaca Viktoria Hruncakova, primeira cabeça-de-série e 210.ª do Mundo, por 6-4 e 7-5. Melhor esteve a sua irmã (de Hruncakova, Katarina Kuzmova (nome de solteira de Viktoria), que se superiorizou a Rebecca Munk Mortensen, da Dinamarca, por 6-4, 1-6 e 6-1.
A também eslovaca Radka Zelnickova suou para levar de vencida a norte-americana de origem argentina, Mayra Jovic, conseguindo-o apenas em três sets por 7-5, 4-6 e 6-3. Num dos derradeiros encontros do dia, a britânica Ella McDonald bateu a norueguesa Malene Helgo, por 6-2 e 7-6 (5).