Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Espada de João I volta ao Mosteiro da Batalha


foto: Arquivo Terça, 14 de Agosto de 2018

A espada de João I vai regressar ao Mosteiro da Batalha com a exposição ‘Capela do Fundador - Memória revisitada’, a inaugurar hoje, com o objectivo de recordar como foi aquele espaço durante três séculos.
“É um exercício de encontro com a História e com a memória - e connosco mesmos -, só possível com o apoio do Museu Militar de Lisboa”, explica à agência Lusa o director do Mosteiro da Batalha.
Joaquim Ruivo recorda que a Capela do Fundador guardou, “pelo menos até 1808, quando Domingos Sequeira passou pelo Mosteiro e os desenhou”, objectos de grande valor patrimonial e simbólico. 
São os casos de um relicário com pedras preciosas deixado para trás por João I de Castela, após a derrota em Aljubarrota, a espada de João I de Portugal, a espada, escudo e elmo de João II e o elmo do príncipe Afonso, entre outros.
“A maior parte dos objectos desapareceram, sem deixar rasto. Mas outros ainda restam”, nota o director do Mosteiro. A partir daqueles que ainda se sabe onde estão nasceu a exposição ‘Capela do Fundador - Memória revisitada’, em colaboração com o Museu Militar de Lisboa.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu