Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Escolas de Leiria aplicam projecto universitário pioneiro que alia arte ao ensino


foto: DR Quinta, 30 de Agosto de 2018

O Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, foi o local escolhido para a aplicação do ‘MotivArte’, um projecto pioneiro, sustentado numa metodologia interdisciplinar e de conexão com a comunidade extra-escolar, que alia a arte, a cidadania, o desporto e a formação humana ao ensino curricular. Trata-se do primeiro projecto-piloto universitário do País para as ‘Actividades de Enriquecimento Curricular’ (AEC) e está a ser aplicado desde 2015, terminando este ano a sua implementação.
O ‘MotiArte’, que está a ser aplicado há quatro anos em seis escolas daquele agrupamento leiriense, tem colhido vários elogios, tanto do agrupamento e professores, como da Direcção Geral de Ensino, Degest e FCT. O sucesso do projecto tem sido tão referenciado que o ‘MotivArte’ extravasou as fronteiras nacionais e tornou-se um ‘estudo de caso’ também a nível internacional.
O ‘MotivArte – AEC 2015-18’, foi concebido no âmbito de um pós-doutoramento da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo sido integrado no Plano Pedagógico da Associação Corvos do Lis.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu