Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Leiria quer centro de diagnóstico para testes no estádio


foto: Arquivo Quarta, 25 de Março de 2020

O Município de Leiria anunciou ontem que está a negociar com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) a instalação de um centro de diagnóstico móvel no estádio, tipo ‘drive thru', para a realização de testes laboratoriais. O objectivo é facilitar os testes laboratoriais a casos suspeitos de infecção pela Covid-19., A criação deste equipamento será feito em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com os municípios da área de influência do Centro Hospitalar de Leiria e com as autoridades de saúde, destinando-se apenas a suspeitos de infecção devidamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, refere uma nota de imprensa da autarquia.
Em caso de necessidade, também poderão ser criados no estádio gabinetes de consulta médica e de isolamento, com o objectivo de aliviar os centros de saúde e o hospital, evitando novos focos de contágio e reduzindo também o risco de colapso dos serviços, assegura a Câmara liderada por Gonçalo Lopes. No estádio e em pavilhões desportivos municipais poderá ser instalada uma rede de espaços de isolamento, em articulação com as autoridades de saúde, Protecção Civil e juntas e uniões de freguesias.
A Câmara irá promover uma campanha de recolha de material médico - toucas, luvas, máscaras, líquidos desinfectantes, entre outros -, cujo ponto de recolha será o quartel dos Bombeiros Municipais de Leiria. "Estamos a encetar diligências para a aquisição de bens essenciais para reforço da assistência e protecção dos agentes que colaboram no combate à pandemia SARS-CoV-2. Deverá ser estimulado o envolvimento de fornecedores nacionais e as cidades chinesas que tem acordos de amizade com Leiria", salienta o comunicado.
Este reforço de medidas surge depois de terem surgido os primeiros casos de infectados pela Covid-19 em Leiria e "pretendem reforçar a contenção da propagação e reforçar os apoios em diversas áreas de intervenção".
Foi decidido criar o Fundo Municipal de Emergência (FME) para apoiar pessoas, famílias e entidades expostas a condições de grande fragilidade social e económica, no valor de cerca de 1,3 milhões de euros.
O município vai apoiar o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus e o Centro Social e Paroquial dos Pousos, instituições de acolhimento dos filhos de pessoal hospitalar e emergência do concelho, assim como o projecto de programação 'Cultura com C de Casa', com o objectivo de levar a cultura por artistas de Leiria, às pessoas que estão em isolamento domiciliário, através da rede social Facebook ‘visit leiria'.
Para apoiar o comércio local, encerrado durante estas semanas, a autarquia vai desenvolver um programa de apoio para acções de inovação, gestão e modernização e isentar o pagamento das esplanadas.  



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu