Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19/Pombal: Centro ‘drive thru’ no Expocentro vai diagnosticar casos suspeitos dos concelhos do Norte do distrito


texto: Orlando Cardoso / foto: DR quinta, 26 março 2020

O Expocentro, centro municipal de exposições de Pombal, vai contar com um centro para despistagem do novo coronavírus (Covid-19) a cidadãos dos concelhos do Norte do distrito de Leiria. O anúncio foi feito, ontem em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal, esclarecendo que se trata de uma iniciativa articulada com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
Segundo Diogo Mateus, o centro de colheita funcionará em modelo “drive thru”, como já acontece em outros concelhos do país, onde os cidadãos não necessitam de sair do automóvel para realizar o diagnóstico. As colheitas, que serão efectuadas a casos suspeitos e já identificados pelas autoridades de saúde, estarão a cargo de técnicos especializados e serão depois analisadas em laboratório credenciado para o efeito.
O edil explicou que o centro irá servir a população dos concelhos do Norte do distrito, Alvaiázere, Ansião, Pombal, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, que usarão o “canal do IC8” para se deslocarem ao Expocentro.
A “capacidade de resposta será a suficiente para o nível de procura”, assegurou o autarca, acreditando que o mesmo centro entrará em funcionamento “no mais rápido tempo possível”, logo que obtenha “luz verde” por parte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). O objectivo principal é, diz, disseminar as recomendações da Organização Mundial de Saúde: “testar, testar, testar”.
Por outro lado, Diogo Mateus informou que na zona desportiva da cidade, um dos pavilhões foi adaptado e equipado para acolher oito gabinetes e várias alas de apoio, para atender, em exclusivo, casos compatíveis com o Covid-19, numa articulação com o Centro de Saúde de Pombal.
A medida permite separar os doentes que se deslocam ao Centro de Saúde e reduzir os riscos de contaminação. Os casos compatíveis com o Covid-19 serão encaminhados para o pavilhão da zona desportiva, enquanto o edifício da unidade de saúde ficará exclusivamente disponível para atender outros tipos de doenças.
Na mesma conferência de imprensa, Diogo Mateus voltou a alertar para a necessidade de haver um controlo mais rigoroso nas fronteiras. "Estão a regressar muitos emigrantes e é importante saber quem são, de onde vêm e para onde vão”, frisou, defendendo uma verificação se a quarentena obrigatória está a ser cumprida, ou até mesmo, a prestação de um apoio no fornecimento de bens essenciais, que as juntas de freguesia poderão auxiliar. 

Diários Associados