Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Ir à praia mas sempre com máscara”, defende Clemente Pedro Nunes


Sexta, 08 de Maio de 2020

Clemente Pedro Nunes, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, defende que as idas à praia devem ser permitidas, mas sempre com o uso de máscaras. Explica que o coronavírus, “quando está em superfícies submetidas à luz directa do sol e a temperaturas ambientes superiores a 25° C”, desactiva em “breves minutos”


Diário de Aveiro: A ida à praia este Verão está a ser alvo de grande controvérsia. Considera que se pode ir à praia nesta altura do ano e, ao mesmo tempo, combater o coronavírus ?
Clemente Pedro Nunes: Sim, os portugueses podem e devem ir à praia este Verão e, com isso, até combaterem melhor o coronavírus, se - e este se é absolutamente fundamental - respeitarem certas regras básicas. De facto, as investigações mais recentes sobre este coronavírus, e em especial os estudos acabados de divulgar pela Universidade John Hopkins em Baltimore (nos EUA), revelam que, quando em superfícies sub­metidas à luz directa do sol e a temperaturas superiores a 25° C, o vírus desactiva em breves minutos . E isto é um enor­me contraste com a resistência que o vírus revela quando está em superfícies lisas à sombra e a temperaturas ambientes inferiores a 20° C, onde pode resistir, nalguns casos, durante mais de 10 dias.


Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu