Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fátima: Lavandaria social abre para promover emprego de pessoas com deficiência


Quarta, 07 de Abril de 2021

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), instituição que dá apoio a crianças e adultos portadores de deficiência intelectual, prevê abrir em Maio uma lavandaria social para promover a empregabilidade no mercado de trabalho.
“O objectivo último é promover a empregabilidade, autonomia e inserção de pessoas com deficiência, mental ou física, no mercado de trabalho”, disse ontem à agência Lusa a coordenadora do projecto, Sandra Reis.
Segundo Sandra Reis, a ideia “já estava em mente há algum tempo”, tanto mais que o CRIF “tinha uma lavandaria própria, mas, com o crescimento da instituição, revelou-se peque­na”. “A obra já está praticamente concluída e prevê-se que a lavandaria social entre em funcionamento em Maio”, afirmou a assistente social, referindo que a nova valência, nas instalações da instituição, no lugar de Moimento, no concelho de Ourém vai dispor dos serviços de lavandaria, engomadoria, tinturaria e limpeza a seco. A coordenadora esclareceu que a lavandaria vai permitir a criação “de dois a três postos de trabalho, pessoas com deficiência, externas à instituição”. “Esta lavandaria será como uma lavandaria tradicional, em que os funcionários farão o atendimento ao público e terá um horário de funcionamento, podendo recorrer ao espaço qualquer pessoa”, explicou. “Já tivemos contactos por parte de restaurantes, hotéis, ginásios, cabeleireiros e outras actividades, a esmagadora maioria de Fátima”, para o recurso à lavandaria social, acrescentou Sandra Reis.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu