Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Distrito de Leiria sem ocorrências de maior gravidade devido ao mau tempo


Fotografia: Arquivo Quinta, 08 de Dezembro de 2022

Apesar do aviso laranja que vigorou durante esta noite, fonte do CDOS de Leiria (Comando Distrital de Operações de Socorro) avançou que o distrito não registou ocorrências de maior “gravidade” devido ao mau tempo.

Fonte dos Bombeiros Sapadores de Leiria também adiantou que não houve nenhuma situação “grave”, contudo ainda se registaram “intervenções em inundações na via pública”, devido a “grelhas com folhagens”, mas que foram rapidamente “limpas”, tendo sido reestabelecido o funcionamento normal das vias. 

Os Bombeiros Sapadores ainda registaram um desabamento de terras na zona de Andrinos e foram acionados “cinco operacionais dos bombeiros, uma viatura e a PSP”. Esta ocorrência não registou qualquer ferido nem provocou danos materiais.

Chuva atingiu em 24 horas 63% dos valores de todo o mês de dezembro
A chuva que caiu na última noite no país atingiu os 80 milímetros, cerca de 63% do valor esperado para o mês de dezembro, ainda assim longe dos 118 milímetros que caíram num só dia em 2008, segundo uma meteorologista do IPMA.

Patrícia Gomes, meteorologista de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse à agência Lusa que a precipitação caída desde o final da tarde de quarta-feira “não tem nada de extraordinário, uma vez que é inverno e situações de chuva são bastante recorrentes nesta altura do ano”.

O que teve de extraordinário, explicou, foram “os valores que ocorreram em alguns locais, bastante elevados e que atingiram valores para avisos laranjas e pontualmente avisos vermelhos em alguns locais, numa hora e em seis horas”.

De acordo com a meteorologista, a situação deveu-se “a uma depressão centrada entre os Açores e o continente, ligeiramente cavada e que transporta uma massa de ar quente e instável e que acabou por afetar o território do continente e originou precipitação forte em alguns locais”.

A meteorologista referiu que, para a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, está prevista “precipitação forte” e, devido a esta situação, alguns dos distritos que atualmente estão a alerta amarelo poderão ser elevados para avisos laranja.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil elevou o estado de alerta para laranja nos distritos de Lisboa, Setúbal, Faro e Santarém até às 14h00 devido às chuvas fortes que se fazem sentir no continente.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, disse ainda que Leiria, Beja, Évora e Portalegre se encontram em alerta amarelo.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu