Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal: Violência doméstica acaba em tentativa de homicídio


Manuela Ventura (texto)/Arquivo foto) Sexta, 13 de Janeiro de 2023

A Polícia Judiciaria (PJ) deteve um homem de 43 anos, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada. Aconteceu na quarta-feira, ao princípio da manhã, nas proximidades da Mata do Louriçal, Pombal e foi corolário trágico de uma relação conjugal pautada nos últimos tempos pela violência.

Em processo de divórcio, depois de mais de 20 anos de casamento, o casal preparava-se, ao princípio da manhã, para seguir rumo ao trabalho. Ela na área do apoio social. Ele na construção civil. Saíram de casa juntos, na mesma viatura, pouco depois das 7h30, acompanhados pela discussão que, nos últimos tempos, se tornou parte da rotina. Já na estrada, ainda a escassos quilómetros de casa, da violência das palavras passou-se aos atos, com o homem, que seguia ao volante, a guinar propositadamente a viatura para fora da estrada e a embater numa árvore. A mulher, que seguia no lugar do “pendura”, perdeu a consciência.

Todavia, segundo fonte da Diretoria do Centro da PJ, o suspeito, de 43 anos, não se ficou por aqui. Retirou a mulher do interior da viatura e agrediu-a na cabeça com um pé de cabra, procurando fazer crer que se trataria de um acidente. Posto isto, deslocou-se para a berma da estrada, onde pediu ajuda aos ocupantes do primeiro carro que passou.

Dado o alerta para o suposto acidente de viação, a equipa do INEM pôs-se a caminho, o mesmo acontecendo com a patrulha da GNR, que suspeitou da autenticidade do acidente e pediu o apoio dos investigadores da PJ.

De acordo com a mesma fonte, a vítima, uma mulher de 39 anos de idade, começou a reagir ainda no local do acidente, recuperando a consciência, muito embora bastante desorientada e em sofrimento. Todavia, terá ajudado os militares a perceberem que o acidente tinha sido simulado. Transportada aos Hospital Distrital da Figueira da Foz, foi submetida a um conjunto de exames, para apurar a dimensão das lesões sofridas, que acabaram por se revelar bem menos graves do que inicialmente se perspetivava. Teve alta no final do dia.

Também ao final do dia foi detido o marido, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada. O suspeito não tem antecedentes criminais, mas há uma queixa, relativamente recente, por violência doméstica. Vai ser hoje presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação consideradas convenientes.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu