Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Rúben Amorim afirma que vencer a Taça da Liga “não salva” a época do Sporting


Texto e fotografia: Agência Lusa Terça, 24 de Janeiro de 2023

O treinador Rúben Amorim salientou ontem que conquistar a Taça da Liga de futebol “não salva” a época do Sporting, mas assumiu a importância de ganhar títulos, prometendo uma equipa desinibida nas meias-finais, com o Arouca.
“O nosso objetivo principal é lutar pelo título [na I Liga], mas sabemos que perdemos muitos pontos. Este é um título que depende de nós, sem salvar época nenhuma, pois ainda estamos a meio e não sabemos ainda o que vai acontecer”, afirmou o treinador.
Em conferência de imprensa, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, de antevisão ao jogo das ‘meias’ da Taça da Liga, com o Arouca, Rúben Amorim realçou que há jogadores do plantel “que ainda não venceram títulos” e precisam de sentir essa sensação de vitória.
“É uma pressão maior para os jogadores e alguns não sabem o que é lutar por títulos e estar em primeiro lugar. A maior pressão de um jogador, num clube grande, é quando está atrasado e não está no lugar onde devia estar de acordo com a grandeza do clube. Isso sente-se no relvado. Amanhã [hoje] vai ser diferente, estão motivados. Acho que é maior a vontade de ganhar do que a pressão”, sublinhou o técnico, com 37 anos.
O avançado Francisco Trincão está doente e é a principal ausência do Sporting para o duelo diante do conjunto da Serra da Freita, que já derrotou os ‘leões’ esta temporada, por 1-0, com Rúben Amorim a dizer que olharam muito para esse duelo na preparação.
“Iremos apresentar o melhor ‘onze’, tendo em vista este jogo e as características que queremos, e olhando com muita atenção para o jogo em Arouca. É uma equipa que já nos venceu e está a viver um momento fantástico, com mérito do treinador”, analisou.
A inconstância da turma ‘verde e branca’, esta época, assenta em “alguma ansiedade” com o desenrolar das partidas, apesar de boas entradas, com “capacidade de ter bola e empurrar o adversário para trás”, mas a faltar eficácia, mesmo notando-se evolução.
“Penso que amanhã [hoje] vamos estar muito desinibidos e a querer ganhar. Queremos dar uma resposta diferente do que no campeonato. Se as coisas vão sair bem ou não? Em outros anos, tinha mais certezas de que íamos marcar e não sofrer”, lembrou Amorim.
O treinador reforçou que está feliz no Sporting e que não tem intenções de sair, mas sabe que está dependente dos resultados: “Estou feliz aqui e não tenho intenções de sair. Da mesma forma que ganhámos o campeonato e muitos sportinguistas diziam que eu podia ficar aqui a vida inteira, agora alguns consideram que me devia mudar”.
“O nosso objetivo é estar num projeto onde podemos manter os jogadores e criar uma base de equipa campeã, mas ainda temos de lutar com algumas situações. Sabemos que estamos em quarto lugar e isso é complicado de gerir com os adeptos”, explicou.
O Sporting defronta o Arouca na terça-feira, a partir das 19h45, na primeira meia-final da Taça da Liga de futebol, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.
O vencedor defrontará na final FC Porto ou Académico de Viseu, que se defrontam no dia seguinte, no mesmo recinto.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu