Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Taça da Liga: Sporting procura ‘tri’ e FC Porto acabar com ‘maldição’


Foto: DR Sábado, 28 de Janeiro de 2023

O Sporting, vencedor das duas últimas edições, e o FC Porto, que ganhou a Supertaça a abrir a época, disputam hoje, em Leiria, a 16.ª final da Taça da Liga em futebol, a prova ‘maldita’ dos ‘dragões’.
A formação ‘verde e branca’ vai em busca do terceiro triunfo consecutivo e quinto em seis anos - a exceção foi a vitória do Sporting de Braga, de Rúben Amorim, em 2019/20 -, de forma a ficar a escassos dois ‘canecos’ do recordista Benfica.
Por seu lado, o FC Porto procura acabar com a ‘seca’ e tornar-se a sexta equipa a erguer o troféu, no que será a sua quinta final, depois de quatro perdidas, em 2009/10, 2012/13, 2018/19 e 2019/20, às quais junta seis eliminações nas ‘meias’.
Quanto ao Sporting, ganhou nas suas últimas quatro presenças em finais - duas nos penáltis -, depois de ter perdido os jogos decisivos das duas primeiras edições, primeiro face ao Vitória de Setúbal (2007/08) e depois frente ao Benfica (2008/09), ambas também no desempate por grandes penalidades.
Tendo em conta o passado na prova, a formação ‘leonina’ entra, assim, claramente por cima, sendo que também em 2022/23 apresenta um percurso imaculado, com cinco vitórias em outros tantos jogos e um total de 20 golos marcados, para apenas um sofrido.
Na fase de grupos, o Sporting somou goleadas caseiras perante o Farense (6-0) e o Marítimo (5-0), e, pelo meio, venceu no reduto do Rio Ave (2-0), para, nos quartos de final, somar nova ‘manita’ (5-0) perante o Sporting de Braga.
Já em Leiria, no primeiro jogo da ‘final four’, a formação ‘verde e branca’ penou para bater o Arouca (2-1), o que conseguiu com um ‘bis’ de Paulinho.
Quanto ao FC Porto, começou com o ‘pé esquerdo’, ao empatar a dois na receção ao ‘secundário’ Mafra, que chegou a liderar no Dragão por 2-0, mas, depois, ganhou em Chaves por 2-0 e goleou em casa o Vizela por 4-0, para vencer o Grupo A.
A eliminar, os ‘dragões’ ganharam por 2-0 na receção ao Gil Vicente e, em Leiria, superaram o ‘secundário’ Académico de Viseu, que vinha de uma série de 20 jogos sem perder, por 3-0.
Os dois conjuntos chegam, assim, invictos à final e, por razões diferentes, com enorme vontade de ganhar o troféu, no caso do Sporting porque é a hipótese mais real de não acabar 2022/23 a zero, mesmo sabendo que a Taça da Liga não salva a época.
Quanto ao FC Porto, que já venceu a Supertaça, esta é a única prova nacional que nunca ganhou, tendo-se tornado, para os lados do Dragão, quase como uma obsessão, depois de inicialmente ter sido ‘desprezada’.
‘Maldições’ à parte, os ‘dragões’ até chegam melhor, sendo que, no único confronto na presente temporada, venceram os ‘leões’ por 3-0, no Dragão. O Sporting tem, por seu lado, a vantagem de ter mais um dia de descanso.
O encontro entre o Sporting e o FC Porto, da 16.ª final da Taça da Liga em futebol, está marcado para hoje, pelas 19h45, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu