Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Investigadores do Politécnico desmistificam Biologia e Experimentação


Fotografia: IPL Quinta, 02 de Fevereiro de 2023

Sensibilizar e desmistificar a temática da Biologia Experimental junto da comunidade é o objetivo da equipa de investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, Lénia Rato, Inês Morão e Tiago Simões, Sara Novais e Marco Lemos, que, com o apoio da Society for Experimental Biology (SEB), do Reino Unido, vai organizar este ano um conjunto de atividades junto de crianças, adultos e seniores.
A iniciativa arrancou com uma atividade que envolveu 80 crianças do ensino pré-escolar da Escola Básica do Lumiar (Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira), que tiveram a oportunidade de saber algumas curiosidades sobre as tartarugas marinhas, conhecer o seu ciclo de vida e um pouco do que é feito no campo e no laboratório para as estudar e ajudar a proteger.
Inserida na ação ‘Cientistas: porque fazemos experiências?’, a atividade, que decorreu no início de janeiro, foi realizada pela investigadora Inês Morão, que estuda os efeitos da poluição nas populações de tartarugas marinhas em São Tomé e Príncipe, onde trabalha em parceria com ONG locais que desenvolvem programas e ações de sensibilização com a população local. Ao longo deste ano será promovido um conjunto diversificado de atividades, que serão posteriormente conhecidas nos canais de comunicação do MARE.
“Considero a disseminação de Ciência um dever nosso e é uma prioridade no nosso grupo de investigação”, refere Lénia Rato, a investigadora que decidiu candidatar-se ao financiamento da SEB e mobilizar a restante equipa.
“Nos dias difíceis – na Ciência, como em tudo - haverá tendência para menosprezar o quão bonita é a nossa profissão. Junto dos pares, confirmamos o trabalho de excelência que se faz em Peniche pelos prémios de produção científica, projetos aprovados, publicações. Nestas atividades, tem sido praticamente unânime o sentimento de energia renovada! É um lado da Ciência que abordamos com igual seriedade, mas acompanhado pelo êxtase das crianças, as perguntas maravilhosas que nos colocam, o ambiente mais informal: um Cientista na Escola! O propósito deste financiamento é, portanto, sobre a alegria na bilateralidade e inspirar”, explica.
De acordo com a investigadora, citada num comunicado do Politécnico de Leiria, o propósito das ações e atividades passam, não só por sensibilizar e desmistificar a temática da Biologia Experimental, como também alertar para a sua importância.
“No grupo liderado pelo professor Marco Lemos estuda-se o efeito das alterações globais e ecotoxicologia em espécies nativas e não nativas, rotíferos, tartarugas ou tubarões. Há também uma grande aposta no potencial biotecnológico de algas e fungos aplicado à cosmética ou agricultura. O denominador comum? Experimentação. Com fins mais práticos ou teóricos, a experimentação permite-nos endereçar uma miríade de problemas sociais e ecológicos e, idealmente, proporcionar soluções. Reconhecemos a ambiguidade e queremos sensibilizar e desmistificar a temática: é também o propósito da Sociedade que financiou”, conclui.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu