Um grupo de voluntários portugueses entregou na passada quarta-feira um conjunto de material hospitalar ao Centro Hospitalar de Leiria, numa ação solidária que partiu de fora do país.
A iniciativa partiu de Américo Agostinho, um português emigrado na Suíça que já há alguns anos faz doações a instituições de saúde.
Camas elétricas, colchões, mesinhas de cabeceira e colchões de pressão alterna fizeram parte do lote que veio da Suíça e estão, agora, a servir os utentes do Hospital Santo André, em Leiria.
Américo Agostinho contou ao nosso jornal que, face aos pedidos que vai recebendo de instituições portuguesas, o próprio recupera materiais de hospitais suíços, que seriam desaproveitados caso não fossem recolhidos.
Segundo o próprio, quando fecha “algum setor” de saúde, seja para obras ou para deslocação de meios, na Suíça, “voltam a abrir com material novo”, e o anterior “vai todo para doação”.
Américo Agostinho recupera esse material e trata de toda a logística para enviá-lo para Portugal, respondendo aos pedidos que recebe.
No caso dos materiais doados ao Hospital Santo André, vieram dos hospitais da Universidade de Geneva.
Este é um trabalho que Américo Agostinho faz nos seus “tempos livres” e desenvolve conforme as necessidades e os pedidos que lhe vão chegando. O benfeitor contou que já doou material a instituições de norte a sul do país, maioritariamente a hospitais e a lares.
Natural de Cantanhede, no distrito de Coimbra, Américo Agostinho revelou que esta também é uma forma de manter “uma ligação às raízes”, com o objetivo de ajudar quem mais precisa a prestar cuidados de saúde com mais qualidade.
“Traz uma certa gratificação”, revelou.