Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Concelho que não existe” apresentou-se na BTL


Texto: Manuel de Sousa/Foto: Luís Filipe Coito Sexta, 03 de Março de 2023

Numa apresentação que decorreu na passada quarta-feira no stand da Turismo do Centro na BTL, o município de Leiria lançou o desafio para visitar e conhecer uma cidade e um concelho cuja existência vem sendo negada por certas teorias, postas a circular nomeadamente nas redes sociais, aproveitadas agora numa estratégia de marketing para promover este território.
A campanha de turismo da autarquia para este ano passa por “mostrar que a teoria negacionista, que tem vindo a ganhar escala nos últimos anos, de que Leiria não existe, efetivamente tem algumas falhas importantes”, começou por salientar a vereadora do pelouro do turismo.
“Como sabem foi criada esta teoria de que Leiria não existe, há inclusivamente um mapa de Portugal sem o concelho de Leiria, mais recentemente um livro que tem um capítulo totalmente dedicado a esta teoria negacionista, escrito pelo Guilherme Fonseca, e portanto deixem-me dizer-vos que este é um momento histórico na BTL, porque pela primeira vez um concelho que supostamente não existe é convidado a apresentar o que tem para oferecer. O enredo de que Leiria não existe é antigo, mas nós ousamos dizer que Leiria é ainda mais antiga”, ironizou Catarina Louro.
O município assume uma aposta forte na divulgação e promoção das potencialidades e dos eventos desta região. “Temos vindo a trabalhar nos nossos produtos típicos, atrevemo-nos a dizer que a morcela de arroz é de Leiria, temos recentemente uma série gravada nas nossos espaços culturais e na nossa cidade com o título de ‘O crime do padre Amaro’”, exemplificou, chamando ao palco dois atores que representavam o padre Amaro e Amélia, personagens principais do romance de Eça de Queiroz em que a série de baseia.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu