Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Marinha Grande celebra 35 anos de elevação a cidade com municípios geminados


Foto: Município Marinha Grande Terça, 07 de Março de 2023

A Marinha Grande e os municípios consigo geminados do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram na próxima quarta--feira o 35.º aniversário da sua elevação a cidade. Estes territórios estão unidos pela sua ascensão àquela categoria no mesmo dia (11 de março de 1988) e celebram o acontecimento de forma rotativa, cabendo, este ano, a Vila Real de Santo António ser a anfitriã.

Em Vila Real de Santo António, o programa comemorativo vai contar com a presença de autarcas, técnicos municipais, professores e alunos que integram o projeto educativo ‘À Descoberta das 4 Cidades’, provenientes dos municípios irmãos.

Tem início pelas 10h00, na Praça Marquês de Pombal, com a concentração dos participantes, continuando, pelas 10h45, no Centro Cultural António Aleixo, para a abertura da Exposição ‘Património das 4 Cidades’ e a sessão solene.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, destaca que o projeto ‘À Descoberta das 4 Cidades’, que este ano assinala 29 anos desde a sua criação, “tem como principal objetivo o intercâmbio entre alunos do 1.º ciclo do ensino básico, dando a conhecer realidades sociológicas bem diferentes e locais geograficamente distantes”.

Ao longo deste tempo, “as dezenas de escolas envolvidas neste projeto pedagógico inovador, contactaram com uma forma diferente de aprender, de conhecer, de se relacionarem com os outros e fazer novas amizades, permitindo criar laços muito fortes entre autarcas, técnicos das câmaras, alunos, professores das escolas envolvidas e comunidade em geral, que importa perpetuar e enaltecer enquanto exemplo de boas práticas”.

Este ano, em representação do concelho da Marinha Grande, participam no projeto ‘À Descoberta das 4 Cidades’ as crianças das Escolas de Ensino Básico da Comeira e Guilherme Stephens.

O projeto ‘À Descoberta das 4 Cidades’ assume-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

‘Recria a história da tua terra/cidade’ é o nome da ação educativa em curso, que une oito turmas do 1.º ciclo das quatro cidades irmãs. O desafio lançado a alunos e professores ao longo de dois anos letivos passa pela criação de uma narrativa original e cativante sobre a história e património de cada terra e a sua partilha através de uma peça de teatro ou filme.|



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu