Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cerca de 40 mil pessoas já visitaram o Festival de Chocolate de Óbidos (fotogaleria)


Foto: Município de Óbidos Terça, 14 de Março de 2023

“O Festival Internacional de Chocolate é o festival mais antigo do País, a funcionar ininterruptamente há 21 anos em Óbidos”. Foi com estas palavras que o vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, José Pereira, iniciou o seu discurso na abertura oficial do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, no dia 10, e que se prolonga até 26 de Março, aberto de sexta a domingo. Nos primeiros três dias de evento, passaram por Óbidos cerca de 40 mil pessoas, o que revela a importância deste festival.
Uma das grandes novidades deste ano é a forte aposta na componente formativa, onde, para além de diversas escolas, conta com a presença da melhor escola mundial nesta área, a francesa “École Ducasse”. Também as escolas do Turismo de Portugal estão presentes por forma a “mostrar a excelência do trabalho produzido no País”, declara Francisco Siopa, o chef curador do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.
Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Óbidos Criativa, revela que serão utilizadas “cerca de 25 toneladas de chocolate por mais de 50 chefs”, que apresentarão as mais diversas formas em que se pode aplicar e apresentar o chocolate. Ricardo Duque afirma ainda que serão realizados cinco concursos para “alunos, profissionais e amantes do chocolate, que darão corpo a este festival, que mais do que ser palco e montra para todos aqueles que podem apresentar os seus produtos, pretende também valorizar um setor que está a passar enormes dificuldades".
No dia da inauguração, a 10 de Março, a comitiva visitou a Grand Place du Chocolate, que recebeu a banda Cruzeiro do Sul com o tema oficial do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, intitulado “Quero Chocolate”, e seguiu para o Salão de Chocolate, na Cerca do Castelo, onde os chefs e escolas formativas tiveram oportunidade de mostrar o que se pode fazer e provar neste Festival de Chocolate em Óbidos.
"Estamos, portanto, a trabalhar para os próximos dois fins-de-semana sejam dias de muita animação, boas experiências em família e que todos aproveitem para fazer uma visita demorada a Óbidos, já que, com esta disposição, para além de se comer chocolate, podemos conhecer de perto as ruas mais bonitas da nossa vila medieval", conclui Ricardo Duque.

Veja as imagens dos primeiros dias do Festival aqui.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu