Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal discute felicidade e bem-estar nas escolas


Fotografia: LFC/Arquivo Sábado, 18 de Março de 2023

O município de Pombal vai acolher, no próximo dia 25 de março, a 2.ª Conferência Happy Schools, com o objetivo de “promover a reflexão” sobre o bem-estar e a felicidade nas escolas.
Este evento é organizado pelo município de Pombal, em conjunto com a Rede Informal Portuguesa para Escolas Felizes (RIPEF), que tem contribuído para a criação e dinamização de escolas com maior índice de felicidade. A autarquia esclarece que o programa ‘Happy Schools’ é baseado no modelo da UNESCO Bangkok e em vários estudos científicos.
“Para esta segunda conferência em específico, pretende-se explorar a questão da medição da felicidade e do bem-estar nas escolas, pois é uma tarefa bastante desafiante ao nível dos conhecimentos, sobretudo no que diz respeito às definições e aos fatores determinantes”, refere a Câmara de Pombal, em comunicado de imprensa.
Durante a conferência, o município pretende explorar “a importância da inovação, do empreendedorismo, da criatividade, da saúde, das emoções e do humor para a promoção do bem-estar integral”, com o objetivo de, no futuro, ser possível “dar uma resposta de qualidade àquilo que é o desígnio da ONU – o crescimento de cidadãos empáticos, autónomos e membros felizes de uma comunidade”.
O evento destina-se a docentes, não docentes, técnicos, encarregados de educação e público em geral. As inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/Qusx99mE6pYyVvRN6.
Após a sessão de abertura, marcada para as 10h00, o evento inicia-se com a apresentação do Painel I, subordinado ao tema ‘Modelo Happiness Works aplicado à Educação’. Pelas 11h45, surge o Painel II, cujo debate vai envolver várias instituições, com a moderação de João Maurício Abreu dos Santos.
As atas da 1.º Conferência sobre ‘Happy Schools’ em Portugal vão ser apresentadas às 12h25, com o lançamento do livro pela voz de Leonor Haydée Viegas, seguindo-se uma sessão de perguntas e respostas.
Após o almoço, o terceiro painel reúne-se para abordar os registos alusivos a ‘Happy Schools’, com a moderação de Rosabela Afonso. O Painel IV reúne representantes de várias escolas, onde vão ser abordados os desafios das instituições de educação na área da felicidade.
O município de Pombal, a partir das 17h00, vai apresentar a ‘Estratégia Municipal de Promoção da Felicidade e Bem-Estar’.
A sessão de encerramento fica a cargo de Maria João Martins, da RIPEF, de Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, e está por confirmar a presença do ministro da Educação, João Costa.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu