Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

InCentea cresce mais de 10% e atinge volume de negócios de 21 ME


Fotografia: inCentea Sábado, 18 de Março de 2023

A inCentea, empresa de tecnologia de gestão, de Leiria, registou um volume de negócios consolidado de 21 milhões de euros, em 2022, verificando-se um crescimento superior a 10%, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração.
António Poças justificou os resultados com o “bom trabalho” da equipa. “O nosso novo plano estratégico aponta vários caminhos: clientes ‘corporate’, equipas mais focadas e especializadas e gerir melhor os projetos. Foi um pouco de tudo isso que permitiu estes resultados”, precisou o responsável pela inCentea.
Segundo explicou à Lusa, a maior área de negócios da empresa é a unidade Pri­ma­vera/Cegid, em número de clientes, em faturação e em colaboradores.
“A área que mais está a crescer é a área de negócio Sage, em parte porque é onde estamos a crescer a nível internacional. Os mercados internacionais representam 22% da faturação. Vendemos em 20 países diferentes, mas com expressão para Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Espanha e Brasil”, explicou.
Das cinco áreas de negócio principais, a de tecnologia de gestão é a que tem maior peso no volume de negócios total. As outras quatro áreas são sistemas, comunicações e segurança, marketing e inovação, consultoria de negócio e engenharia de produto.
A inCentea está presente em Espanha, com soluções Sage e Microsoft, e em França, só com Sage.
“Acreditamos que no próximo ano possamos estar em Espanha com o Ekon, solução espanhola adquirida pelo Grupo Primavera (hoje Cegid). Nos restantes países só com outras soluções Cegid que, de momento, não comercializamos, mas é um desafio que não nos assusta”, salientou António Poças.
O empresário acrescentou que “as soluções baseadas na ‘cloud’ podem ajudar à internacionalização e têm inúmeras vantagens do ponto de vista da gestão”.
No entanto, sendo uma empresa de serviços, “logo de pessoas”, essas soluções “não são o fator determinante”.

Felicidade contribui para a produtividade
Na base da estratégia definida para o triénio 2022-2024, a inCentea tem “sempre a valorização das pessoas”, importantes para a caminhada da empresa.
“Para o negócio, o plano estratégico aponta para o mercado ‘corporate’ a especialização das equipas, melhorar a gestão de projetos e o foco na rentabilidade. Para 2023, o plano aponta um crescimento de 10%”, informou o presidente do conselho de administração.
A filosofia da inCentea, que possui cerca de 350 trabalhadores, é a de que as pessoas felizes são mais produtivas, mas António Poças rejeitou que sejam o maior ativo da organização, pois considera ser “redutor tratar as pessoas como coisas e que são da empresa”.
“O objetivo é conseguir criar um ambiente em que todos se sintam bem e onde possam potenciar o seu talento. Ajuda sermos uma organização descentralizada e ‘achatada’, favorecendo a participação de todos. Depois, claro, temos inúmeros projetos para potenciar este posicionamento”, revelou.
António Poças exemplificou com a hipótese que estão a estudar sobre “como será o escritório que as pessoas quererão no futuro”. “Estamos a montar uma academia, porque a formação é fundamental na nossa área, e temos um grupo de trabalho, constituído por ‘pessoal mais jovem’ a pensar a inCentea do amanhã, entre muitos outros projetos”, destacou o empresário.
As tecnologias de inteligência artificial (IA) têm revolucionado as Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE).
António Poças reconheceu que a IA está “nas ferramentas de monitorização de segurança” utilizadas pela empresa que gere, “na análise de dados ou mesmo em alguns domínios dos ERP [enterprise resource planning/planeamento dos recursos da empresa]”.
“Todos sabemos que este processo está no início e o impacto no futuro será gigantesco: na automação de processos, na capacidade de análise e decisão, na substituição de mão-de-obra em muitas tarefas de análise e, seguramente, em muitos domínios que hoje ainda nem sonhamos”, rematou.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu