Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal investe 22,5 ME para apoiar cerca de 450 pessoas na habitação


Foto: IGM Segunda, 20 de Março de 2023

Cerca de 22,5 milhões de euros vão ajudar a melhorar as condições habitacionais de 193 agregados familiares, correspondente a 459 pessoas no concelho de Pombal.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou a Estratégia Local de Habitação do município de Pombal, no âmbito do 1º Direito –Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, cujo acordo de colaboração entre as entidades prevê um investimento total de cerca de 22,5 milhões de euros.
Com o objetivo de apoiar 193 agregados familiares, correspondente a 459 pessoas, que vivem em condições habitacionais indignas no concelho, o IHRU disponibilizará um financiamento no montante de 18 milhões de euros, sendo 7,6 milhões de euros concedidos sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis e 10,4 milhões de euros a título de empréstimo bonificado.
Em função das necessidades habitacionais das pessoas e dos agregados familiares identificados, o município propõe-se promover diretamente várias soluções habitacionais, como reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação.
O acordo de colaboração, agora aprovado pelo IHRU, surge depois de o município de Pombal ter remetido a sua Estratégia Local de Habitação, aprovada em dezembro de 2021, na qual estão sinalizadas as situações de carência habitacional existentes no território.
O documento define ainda as soluções habitacionais nas quais se devem enquadrar todos os pedidos de apoio ao abrigo do 1º Direito.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu