Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Projeto Leiria Cuida reconhecido com selo de mérito


Foto: Município Leiria Terça, 21 de Março de 2023

O projeto Leiria Cuida recebeu o selo de mérito, atribuído na 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais.

O projeto Leiria Cuida destaca-se como um dos que obtiveram as melhores avaliações globais no âmbito dos critérios definidos pela RACCI, sendo o município de Leiria reconhecido como um dos que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O reconhecimento deste trabalho materializa-se na atribuição de um selo de mérito que Leiria poderá agora utilizar até ao final de 2023, data de vigência do mesmo.

De acordo com o inquérito feito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, as necessidades destes cuidadores vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).

Das 54 candidaturas recebidas de norte a sul do país pela RACCI, foram 42 as autarquias selecionadas para pertencerem à Rede recebendo o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais.

Em 2021, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido a mesma iniciativa, recebendo 50 candidaturas, das quais 24 foram reconhecidas com o selo.

Em 2022, com o apoio de algumas destas entidades locais, promoveram-se ações de formação presenciais para os cuidadores informais, uma ação que recebeu centenas de participantes para esclarecimento de dúvidas e partilha de informação.

Aprovado pelo município de Leiria em julho de 2022, o projeto ‘Leiria Cuida’ é uma iniciativa de apoio aos cuidadores informais, com o objetivo de realizar ações individuais de formação e capacitação com vista à melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessitados.

Pretende-se assim promover a qualidade de vida da pessoa cuidada, fomentar as competências pessoais, intelectuais e técnicas do cuidador, bem como melhorar a estabilidade emocional dos cuidadores, minimizando sentimentos de isolamento e solidão.

Em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, são dinamizadas sessões personalizadas nos domicílios, onde a abordagem é efetuada em função das necessidades sentidas, com uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, entre outras.

No concelho de Leiria, encontram-se registados 60 cuidadores informais.|



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu