Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Marinha alerta para agitação marítima no continente entre amanhã e sábado


Foto: LFC/Arquivo Quinta, 23 de Março de 2023

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam hoje para o “agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal continental entre as 06h00 de amanhã e o meio-dia de sábado.


Em comunicado, estas entidades referem, com base em previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos”.

Face a estas previsões, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
Alertam para o reforço da amarração e manutenção de uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, para se evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por ondas altas.
Avisam igualmente a população para evitar a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Hoje de manhã, o IPMA já tinha colocado sob “aviso amarelo” nove distritos do continente até sexta-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros, aviso agora agravado pela Marinha
O aviso destina-se aos distritos do Porto, Aveiro, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja (costa alentejana) e Braga.
O “aviso amarelo”, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu