Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Projeto vai capacitar comunidade a cuidar de doentes em fim de vida


Texto: Cristiana Bernardino/Foto: Luís Filipe Coito Sexta, 24 de Março de 2023

Falar e pensar sobre a morte pode, muitas vezes, ser penoso para quem cuida de doentes paliativos ou em fim de vida, mas “é muito importante cuidar até ao fim”. É precisamente esta a mensagem que o projeto ‘Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!’, quer transmitir a toda a comunidade, sensibilizando-a e capacitando-a para cuidar de pessoas com doença grave.
“Com este projeto, nós queremos mudar a nossa comunidade leiriense, fazendo com que a morte possa deixar de ser um tabu, aproximando os cuidadores dos doentes. É importante estarmos próximos deles, não só naqueles últimos dias de vida, mas também ao longo de um processo de uma doença crónica e irreversível”, explicou, ao nosso jornal, a diretora do Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Catarina Faria, à margem da sessão inaugural do projeto ‘Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!’.
Catarina Faria acredita que a “morte” deve ser vista como uma “oportunidade”, tal como é o “nascimento de alguém”. “Cuidar da pessoa em fim de vida também é uma oportunidade de estarmos juntos e de vivermos aquela fase de vida de uma maneira diferente e é importante que eles não se sintam sozinhos, mas acompanhados”, explicou.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu