Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Roca One Day Design Challenge juntou 320 jovens


Fotografia: DR Domingo, 26 de Março de 2023

A 7.ª edição do Roca One Day Design Challenge juntou cerca de 320 jovens que se inscreveram no concurso, desafiados a criarem uma solução onde o design permitisse ajudar pessoas a realizar as suas funções básicas de higiene em cenário de catástrofe natural.

O desafio decorreu a 11 de março, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e os participantes tiveram de apresentar “em apenas oito horas, ideias inovadoras para o espaço de banho, em resposta a um briefing partilhado no início do evento”, referiu a Roca em comunicado de imprensa.

“O briefing, apresentado no início do dia, baseou-se na premissa de que num cenário de catástrofe natural, como terramotos, furacões, inundações e incêndios, podem provocar interrupções no fornecimento de água potável, assim como no saneamento básico. Em contrarrelógio, os participantes tiveram de desenvolver uma solução que ajude as pessoas a realizar as suas atividades de higiene nestes cenários, permitindo privacidade e garantindo a sustentabilidade da solução, tendo apenas oito horas para submetê-la no final do concurso”, explicou a empresa.

O grande vencedor foi o projeto de João Queirós, da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, que criou o ‘Hygybucket’. A Roca aufere que o primeiro prémio foi atribuído por unanimidade, “dado que o projeto refletia o espírito de catástrofe, traduzindo-se numa solução prática e versátil e com grande atenção aos detalhes, ao nível da execução. João Queirós recebeu um prémio de dois mil euros.

O segundo lugar foi atribuído à dupla de Bernardo Pereira e Rodrigo Santa Rita, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e o grupo de Joana Gonçalves e Miguel Lamas, da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, arrecadou o terceiro lugar.

O júri que avaliou os projetos a concurso era formado por Jorge Vieira, managing diretor da Roca S.A., Pedro Novo, fundador do atelier Pedro novo Arquitetos, Isabel Dâmaso, professora na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Susan Cabeceiras, fundadora da Konceptness. Também as vencedoras da edição anterior, Rosana Sousa, com formação no Instituto Politécnico do Cávado, e Sofia Vieira, formada em Belas Artes na Universidade do Porto, fizeram parte do júri do Roca One Day Design Challenge.

Participaram neste desafio estudantes de oito nacionalidades diferentes e o concurso realiza-se “em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”. “É um exemplo do compromisso da Roca para com o talento, a inovação e a sustentabilidade, com o objetivo de promover a importância do design na resposta aos principais desafios globais”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Ainda este ano, estão previstas mais edições do Roca One Day Design Challenge em mais oito países: Argentina, Bulgária, Omã, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Marrocos, Indonésia e China.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu