Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Xeque-mate: Corvos do Lis ensinam a voar com a mente


Texto: José Roque | Fotografia: DR Domingo, 26 de Março de 2023

É uma das associações mais surpreendentes de Leiria. Ten­do surgido em 2012, rapidamente os Corvos do Lis ganharam uma repercussão assinalável na comunidade onde estão inseridos, mas também a nível nacional, onde os seus xadrezistas têm brilhado com a conquista de diversos títulos, pelo que não é de estranhar que a Academia de Xadrez dos Corvos do Lis tenham cerca de 130 participantes, incluindo as ‘escolinhas’ em vários estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo de Leiria.

O praticante mais novo tem 4 anos e o mais velho tem 76 anos e ainda compete com regularidade. Uma heterogeneidade que agrada aos responsáveis da associação que têm apostado cada vez mais na dinamização do xadrez, principalmente através das AEC dos Agrupamentos de Escolas Dr. Correia Mateus e Caranguejeira/Santa Catarina da Serra; em vários projetos de ‘escolinhas’ com a parceria das Associações de Pais; e através de eventos desportivos ao longo do ano, abertos a toda a comunidade em espaços culturais e até comerciais. “Desde 2012 que organizamos três torneios gratuitos anuais (Natal, Páscoa e Verão) com uma média de mais de 150 participantes por evento”, conta um dos responsáveis dos Corvos do Lis, Duarte Basílio.

Apesar de considerar a componente competitiva do xadrez “muito importante”, Duarte Basílio garante que o objetivo é sempre melhorar: “Apesar de todo o sucesso, a principal missão do clube continua a ser a divulgação e consequente aumento do número de praticantes regulares em Leiria”.

Nesse sentido, os objetivos da associação passam, a curto prazo, por “consolidar” todos os seus projetos, mas a médio e longo prazo gostaria de projetar ainda mais o nome do clube, no âmbito do xadrez, “conferindo-lhe uma dimensão europeia”.

“Relembramos que os Corvos do Lis foram selecionados como uma das 300 equipas, em cerca de 53 países, para integrar o evento mundial ‘World Online School Chess Tournament - Expo Dubai 2020’ e ficámos entre as 30 melhores equipas mundiais, uma participação que representa já, e com muito orgulho, um importante contributo para destacar e fortalecer o lugar de Portugal e de Leiria no mundo. Ficou a ambição de, num futuro próximo, chegarmos a novos patamares euro­peus/mundiais”, vincou Duar­te Basílio.


Atividades diferenciadas para as férias e para o CAF
Mas, não se pense que os Corvos do Lis se dedicam exclusivamente ao xadrez, já que a associação promove igualmente atividades de Componente de Apoio à Família (CAF) e Programa de Férias Pedagógicas, nas pausas letivas, mas até aí a proposta é diferenciadora.

“Procuramos promover, de forma inovadora, o gosto pela aprendizagem e o prazer que advém do empenho em atividades que exigem esforço e dedicação, treino da resiliência e desenvolvimento da autonomia e da autoestima”, começou por referir Vítor Carreira, acrescentando que o projeto combina “uma abordagem não formal inovadora de aprendizagem desportiva e artística, que alia valores de educação colaborativa e participativa, com a sabedoria e o conhecimento das tradições, continuando a providenciar novas descobertas para todos”.

Já o projeto educativo das férias escolares segue então uma vocação psicopedagógica experimental, pondo em prática atividades de cariz “lúdico--educativo” que “fazem convergir, num mesmo plano de ação e formação, a aprendizagem lúdica das artes, línguas, ciências e novas tecnologias, com a prática do xadrez e o exercício físico e desportivo”.

Ultimamente, nas CAF, o foco é dado sobretudo ao apoio aos trabalhaos para casa, mas inclui a prática regular de atividade física e ‘brincar’ sempre que possível. “Nas férias, sob o lema ancestral ‘mente sã em corpo são’, a atividade física e desportiva é sempre uma enorme aposta educativa, que aliamos a atividades diversificadas: literárias, matemáticas e artísticas, nomeadamente cinema de animação; ‘lightpaintting’, teatro de sombras, fotografia, MathKids, sem esquecer as saídas regulares que abrem ao património distrital e não só”, detalhou Vítor Carreira.

Os Corvos do Lis implementaram igualmente o programa MotivArte, que depois de ter sido adoptado como projeto- -piloto, acabou por ganhar asas. Trata-se de um programa pedagógico concebido desde o início (e replanificado anualmente) para as horas de Arte e Cidadania das AEC dos Corvos do Lis e é direcionado para todas as crianças que frequentam as AEC do clube.

“Enquanto projeto-piloto, fundamentado em metodologias de educação não formal - aprendizagem baseada em projetos, com atividades focadas no desenvolvimento da cooperação, do pensamento crítico e da criatividade, através de ferramentas da aprendizagem experiencial e por descoberta − o MotivArte procurou aferir o impacto que a realização de atividades lúdico-pedagógicas que cruzavam a aprendizagem dos valores de cidadania global e as artes teria ao nível da motivação, interesse e desenvolvimento estético e cognitivo das crianças do 1.º ao 4.º ano do ensino básico”, contou Vítor Carreira.

Os resultados aferidos foram tão positivos que o programa foi submetido a uma candidatura da Direção-Geral das Artes e apoiado no ano de 2022, estando agora a ser estudado e desenvolvido no Centro de Investigação de Belas Artes da Universidade de Lisboa por uma equipa coordenada pela nossa coordenadora pedagógica (Universidade NOVA-FCSH).



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu