Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ciclo Hádoc regressa a Leiria com exibição de sete filmes até junho


Terça, 28 de Março de 2023

Sete filmes são exibidos em Leiria entre abril e junho na 12.ª edição do ciclo Hádoc, que congrega uma seleção de “o melhor do cinema documental do ano passado”, avança a organização.
Com exibições quinzenais ao longo de três meses, Hádoc assume-se “um festival com um formato um bocado diferente”, explicou à agência Lusa um dos responsáveis pela programação.
“O propósito é criar aqui uma plataforma de divulgação de cinema documental, uma seleção de filmes documentais que tenham a ver com a atualidade e com temas que achamos interessantes e prementes”, afirmou Nuno Granja.
Organizado pela ecO – Associação Cultural de Leiria, o ciclo ambiciona “criar uma base de discussão dos temas e de debate sobre a atualidade”.
“Queremos mostrar o que foi o melhor do cinema documental do ano passado”, sublinhou.
Em 2023, Hádoc arranca a 04 de abril, com ‘Hallellujah: Leonard Cohen, uma viagem, uma canção’, de Dan Geller e Dayna Goldfine, cumprindo a tradição de dar início ao ciclo com um filme ligado à música.
A programação compreende “dois filmes mais de autor”, um do Paulo Carneiro, “que já cá esteve com 'Bostofrio', que é o 'Périphérique Nord'”, a projetar no dia 13 de junho, e “'A loja de penhores', um filme polaco [de Łukasz Kowalski] bastante divertido”, agendado para 16 de maio.
No campo da atualidade, Hádoc integra dois documentários. “Um é 'O território'”, de Alex Pritz, a 02 de maio, “que tem a ver com a luta dos indígenas no Brasil e a proteção da floresta”, seguindo-se, no dia 30 de maio, “Retirada”, de Matthew Heineman, “um autor bastante premiado que foca os últimos meses da permanência dos americanos no Afeganistão”.
A lista de filmes a exibir completa-se com dois documentários “mais generalidades, mas muito bonitos”, que “foram os dois nomeados aos Óscares, mas infelizmente não ganharam”.
‘Tudo o que respira’, de Shaunak Se, é sobre dois irmãos, “uma família de indianos de Nova Dehli, que se dedicam a proteger o milhafre preto na cidade. É belíssimo, muito, muito bonito”, diz Nuno Granja. A projeção é no dia 18 de abril. O ciclo encerra no dia 27 de junho com ‘Fire of love’, de Sara Dosa.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu