Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Projeto ajuda a formar estudantes na música


Fotografia: Arquivo Terça, 28 de Março de 2023

O município de Alcobaça associou-se ao projeto ‘A Música dá Trabalho’, uma iniciativa que visa promover concertos em escolas, capacitando os alunos do Ensino Secundário sobre as múltiplas funções e profissões associadas ao setor musical.
Esta iniciativa cultural, comunitária e educativa da Omnichord Records, resulta da candidatura ‘Movimentos Alternativos para Práticas Artísticas’ apresentada à Direção Geral das Artes.
A capacitação é, segundo refere uma nota de imprensa do município, “efetuada através da participação dos alunos, acompanhados de mentores especializados, durante os momentos em que as equipas técnicas estão a desenvolver os diferentes trabalhos e que possibilitam que um concerto seja apresentado ao público”.
Paralelamente, os estudantes recebem um exemplar do livro ‘A Música Dá Trabalho’, com textos de Patrícia Martins e Hugo Ferreira e ilustrações de Diogo Monteiro (Tenório), que refletem profissões ou funções ligadas à indústria da música. Da técnica de luz à gestora de redes sociais, da engenheira de som ao assistente de palco, da compositora ao agente, são 22 personagens que guiam os alunos na descoberta de quem faz o quê antes da música lhes chegar aos ouvidos.
A primeira sessão já decorreu na passada quinta-feira, na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto. Hoje, a iniciativa vai passar pelo Externato Cooperativo da Benedita e dia 20 de abril, na Escola Secundária D.inês de Castro, em Alcobaça.
Este projeto ajuda a “criar novos públicos e a estimular a criação artística”, refere a autarquia, na mesma nota.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu