Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cave Story lançam álbum “menos imediato mas com mais atenção ao detalhe”


Fotografia: DR Quinta, 30 de Março de 2023

O álbum ‘Wide wall, tree tall’, terceiro registo de originais dos Cave Story, é lançado na sexta-feira e revela a banda das Caldas da Rainha mais madura e confiante, afirmou o vocalista Gonçalo Formiga.
Cinco anos depois de ‘Punk academics’, a banda volta às edições com um disco produzido durante a pandemia.
“O disco foi construído de uma forma diferente dos outros, porque foi feito nos dois anos em que havia muito menos concertos e muito menos possibilidade de estarmos juntos. E então as coisas foram construídas de forma diferente. É um disco menos imediato, mas com mais atenção ao detalhe”, disse o vocalista, guitarrista e produtor dos Cave Story.
Entre as novidades, conta-se a nova baixista Bia Diniz, após a saída de Pedro Zina, que deixou Portugal, e, depois do “peso muito grande” dado às influências no álbum anterior - “não só musicalmente, mas também na nossa identidade” -, a banda das Caldas da Rainha reflete uma outra mudança.
“Claro que todas as referências estão sempre lá, mas aqui já nos sentimos nós, sem estarmos a fazer um culto às nossas referências da música independente ou ao DIY [‘do-it-yourself’] do punk e tudo isso. Talvez seja [um disco] mais maduro e confiante, nesse sentido”, avançou.
Em ‘Wide wall, tree tall’, fala-se sobre afirmação profissional e social dos músicos e artistas: “É a nossa forma de afirmar isso, mesmo que as pessoas continuem a perguntar: 'Então, mas isso é uma carreira que dá? Dá alguma coisa?'. É um pouco isso que queremos explorar: essa ideia de que não interessa muito explorar se é uma carreira com sucesso. Temos a certeza que é uma carreira com valor e nós não podíamos ser outra coisa, porque é a nossa identidade”.
O álbum sai num momento em que os Cave Story completam uma década de existência.
‘Wide wall, tree tall’ é lançado na sexta-feira e depois os Cave Story seguem em digressão para o Porto, onde atuam no dia 14 de abril no Festival Termómetro, e no dia seguinte em Guimarães, no Westway Lab, e depois em Aveiro.
Para o dia 18 de maio há concerto agendado no B.Leza, em Lisboa, enquanto em junho há datas para Setúbal e Leiria. Até ao final do ano estão já confirmadas também atuações em Braga e Évora.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu